A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) e a Agência de Fomento do Estado (MT Fomento) promovem, no dia 05 de setembro, em Cuiabá, o 1º Mato Grosso World Show.
Um encontro de negócios destinado à prospecção e atração de novos negócios entre o Estado e parceiros comerciais do exterior. A primeira edição do evento será com representantes do governo chinês e do trade comercial do país asiático que buscaa conhecer empresas de diversos segmentos e fomentar novos negócios.
O encontro será aberto às 10h, na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk e o presidente da MT Fomento, Mário Milton Mendes. Na sequência, os representantes chineses farão apresentações sobre o mercado do país. Participarão do encontro Yu Yong, cônsul comercial do Consulado Chinês em São Paulo; Mi Na, representante do departamento internacional do Ministério do Comércio da China; Pan Faming, diretor geral do China Trade Center e Valeria Martinez, gerente de turismo do China Trade Center.
No período da tarde, a comitiva chinesa visitará a sede da MT Fomento para conhecer o trabalho da agência. Às 17h, no Palácio Paiaguás, os representantes chineses assinarão um termo de cooperação técnica com o Governo de Mato Grosso. Na terça-feira (06.09), a programação técnica inclui visitas a empresas em Cuiabá.
A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Até julho deste ano, o país registrou US$ 3,535 bilhões em importação de produtos brasileiros. A soja é o principal produto na pauta de exportações brasileiras para a China, principalmente a produção de Mato Grosso, que mantém forte comércio com o país asiático.