O município de Cotriguaçu, a cerca de 900 quilômetros de Cuiabá, ganhou um Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) nesta sexta-feira (03.06). Este é o sexto a ser inaugurado. E neste sábado será o lançamento da Pedra Fundamental do Núcleo de Paranaíta e de Brasnorte. Os municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, São José dos Quatro Marcos, Cáceres e Primavera do Leste já tem seus núcleos.
A entidade de ensino rural, em parceria com os Sindicatos Rurais, deve inaugurar até o fim do ano, pelo menos, mais 12 espaços semelhantes. De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o objetivo dos Núcleos é o de capacitar o homem que vive na cidade para ocupar postos de trabalho abertos no campo. “É uma estrutura simples, mas confortável e que proporciona melhores condições de qualificação e capacitação para o nosso trabalhador rural”, enfatiza.
Os Núcleos são equipados com cozinhas e todas as ferramentas necessárias para os treinamentos ofertados pelo Senar-MT. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, de São José dos IV Marcos, Alessandro Casado, com o Núcleo Avançado de Capacitação, o município terá uma estrutura adequada para realizar alguns treinamentos que antes não aconteciam por falta de um espaço adequado. Inseminação artificial era um deles.
Barra do Bugres é outro município que já tem NAC e o presidente do Sindicato Rural, Cidimar Sanção, conta que o Núcleo funciona como uma vitrine para divulgar os treinamentos do Senar-MT. “Com um espaço adequado podemos realizar vários tipos de eventos para qualificar e capacitar os trabalhadores para o serviço no campo. Nossa região, assim como todo o Brasil, é carente de mão de obra capacitada”.
Já o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Vanderlei Reck, que também já tem o Núcleo Avançado de Capacitação em pleno funcionamento conta que esta é uma ferramenta a mais no desafio de qualificar e capacitar mão de obra para o campo. “Há carência em todos os setores e todas as cadeias produtivas. O Núcleo instalado dentro do parque de exposição é mais uma opção para diversificarmos os treinamentos”.