No mercado do arroz, escassez e desafios na semeadura elevam o indicador
O mercado do arroz enfrenta um período desafiador, com o Indicador do arroz em casca se aproximando dos R$ 120 por saca de 60 kg. Essa alta constante é impulsionada por diversos fatores, incluindo preocupações relacionadas aos baixos estoques, a robusta demanda externa e as dificuldades enfrentadas na semeadura, especialmente no Rio Grande do Sul.
No campo, as condições climáticas desfavoráveis não apenas têm prejudicado a semeadura, mas também impactado negativamente a germinação e o desenvolvimento das lavouras já implantadas. A elevada umidade, aliada às chuvas persistentes, cria um cenário desafiador, comprometendo a qualidade e produtividade das plantações.
Embora o mercado esteja em alta, existe a preocupação de que o atual movimento de valorização do arroz possa enfraquecer diante de uma possível retração no consumo.
Na análise anterior vimos que, “O indicador, representando uma média ponderada para o arroz em casca (com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista), inicia a semana em notáveis R$ 114,09. Esse patamar revela uma variação positiva de 7,3% ao longo da primeira quinzena de novembro, apontando para um quadro de alta”. Clique aqui para saber mais desta análise.
Mineração e Agronegócio, uma aliança estratégica para o desenvolvimento sustentável
No quadro de Direito Ambiental desta semana, a Dra. Alessandra Panizi recebe o Dr. Tomás Figueiredo Filho, ex-diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), para uma discussão crucial sobre a relação entre mineração e agronegócio. A conversa destaca a importância dessas indústrias e explora a complexidade de conciliá-las para um desenvolvimento sustentável. Aperte o play no vídeo abaixo e confira!
Por Daniele Balieiro
AGRONEWS® é informação para quem produz