Maior onda de frio histórica fazem temperaturas caírem bruscamente em todo o Sul e Sudeste ao longo desta semana, atingindo valores negativos. Haverá formação de neve no Sul, geada em parte do Sudeste e Centro-Oeste e até mesmo chuva congelante.
Onda de frio histórica no Brasil
Uma frente fria está se formando no Sul do Brasil e deve trazer chuvas rápidas para o Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira (26), avançando para Santa Catarina e Paraná ao longo dos dias seguintes. Mas o destaque da previsão para esta semana não é a chuva.
Como de costume, antes da passagem de uma frente fria as temperaturas sobem. Neste momento, o tempo está ameno e até mesmo quente em boa parte do Sul e Sudeste. Mas a massa de ar frio que vai entrar no país essa semana mudará completamente este cenário.
A onda de frio intensa que atingirá Sul e Sudeste do Brasil essa semana traz temperaturas negativas, neve, geada e até mesmo chuva congelante.
Trata-se facilmente da onda de frio mais intensa dos últimos anos. De quarta-feira (28) a sábado (31), temperaturas negativas serão registradas em todo o Sul do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas caem para valores abaixo dos 10 graus e há possibilidade de geada na sexta-feira (30).
Há também previsão de neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por volta da quinta-feira (29), e o frio deve ser tão intenso que chuva congelante se formará em São Paulo, um fenômeno raro no Brasil que muitos paulistas poderão presenciar.
Assista abaixo a análise
Forte frente fria traz chuva para vários estados brasileiros
Uma grande e forte onda de frio avança sobre o Brasil nesta última semana de julho de 2021 trazendo chuva para vários estados brasileiros. Além disso, essa frente fria vem associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar, que vai provocar dias de frio intenso no centro-sul do país, especialmente na Região Sul. É alto o risco de geada no final desta semana no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, e também em áreas de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, do Sul de Minas e no extremo sul do Rio De Janeiro.
Onde vai chover?
Nesta segunda-feira, 26 de julho, a chuva desta frente fria fica restrita ao Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte, incluindo a região da Grande Porto Alegre.
Na terça-feira , 27 de julho, esta grande frente fria provoca chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, e nas áreas ao oeste sul de Mato Grosso do, e no extremo sul de São Paulo.
O dia é de alerta para chuva forte na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho, no litoral sul catarinense e também na região do Planalto Sul de Santa Catarina.
O deslocamento desta frente fria provoca fortes rajadas de vento na Região Sul e também em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Na quarta-feira, 28 de julho, as áreas de chuva desta frente fria ainda devem ser sentidas sobre muitas áreas do estado do Paraná, incluindo Curitiba, em todo o estado de São Paulo, na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, no sul de Minas, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro.
A cidade do Rio de Janeiro deve ter pancadas de chuva a partir da tarde e a região da Grande São Paulo pode ter chover forte.
Durante a quinta-feira, 29 de julho, as áreas de instabilidade desta frente fria já estarão bastante enfraquecidas e é o ar frio de origem polar que se espalha e ganha muita força sobre o Brasil. Pode até nevar em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A chuva na quinta-feira só deve cair de forma fraca a moderada no litoral norte de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na Zona da Mata mineira e no extremo sul da Bahia.
Na sexta-feira, 30 de julho, essa frente tecnicamente já estará na região de Salvador e aumenta as condições para chuva na região da capital baiana. Mas todo o litoral sul da Bahia ainda terá pancadas de chuva. O litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro ainda terão bastante nebulosidade e podem ter alguma chuva na próxima sexta-feira.
Será um dia extremamente frio no centro-sul do país, com muita geada ao amanhecer nos estados da Região Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, no oeste, sul e parte do leste de São Paulo.
AGRONEWS, *Com informações de Tempo Agora e CLIMATEMPO