Após algumas semanas de movimentação elevada, o mercado está mais calmo na Bahia e poucos negócios foram efetivados no mercado de reposição nos últimos dias
A pouca oferta de animais de reposição seguida do aumento nos preços, têm feito com que alguns pecuaristas diminuíssem a procura ou recorressem a outros estados para atender a demanda.
Tomando o início do ano como referência, a cotação do bezerro de desmama de 6@ aumentou 16,0%, já o bezerro de ano está custando 15,2% mais, em igual comparação.
Com as cotações mais elevadas, na média de todas as categorias, a relação de troca piorou 5,6% desde o começo deste ano.
Em janeiro, com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 1,93 bezerro de ano, atualmente compra-se 1,83. Piora de 5,5% no poder de compra do recriador.
Para as próximas semanas, na região Sul do estado, como os pastos ainda estão em boas condições, em função do prolongamento das chuvas, é possível que vendedores sigam resistentes nos preços.
Mas na região Oeste não chove há alguns meses, e com menor capacidade de suporte, criadores podem ceder mais nas negociações.
Por Marina Zaia/ Scot Consultoria