No mercado do café, robusta tem previsão de início de colheita em abril
A colheita da safra 2023/24 do café robusta deve começar em meados de abril, sobretudo em algumas áreas de Rondônia. Conforme dados do Cepea, no Espírito Santo, o maior produtor da variedade, cafeicultores também devem iniciar a colheita de alguns talhões, mas em ritmo mais lento que no estado rondoniense.
Já, para o arábica, em algumas regiões, como Garça (SP), parte das primeiras floradas ocorreu bastante cedo, e, agora, os grãos já estão caminhando para o processo final de desenvolvimento.
De acordo com análise da semana anterior, “As exportações da atual temporada vêm sendo limitadas pela combinação dos seguintes fatores: preços internos mais atrativos que os externos e pela quebra na produção nacional da safra 2022/23, prejudicada pelo clima desfavorável (geada e chuvas)”.
Segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), na parcial da safra 2022/23 (de julho de 2022 à fevereiro de 2023), os embarques somam 24,6 milhões de sacas, queda de 7,8% frente aos 26,7 milhões de sacas do mesmo período de 2021/22. As vendas do grão remanescente no mercado spot nacional também estão lentas.
Mercado Financeiro
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz