Levando em conta o volume produzido internamente e as importações e exportações efetivadas, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) apontou que em 2016 os 10 maiores mercados consumidores de carne de frango foram, pela ordem, EUA, China, União Europeia, Brasil, Índia, México, Rússia, Japão, Argentina e África do Sul.
Como se vê, o Brasil – primeiro exportador mundial do produto e agora confirmado pelo USDA como segundo produtor mundial, à frente da China e atrás somente dos EUA – ocupa apenas o quarto lugar no ranking dos grandes consumidores.
Mas esse posicionamento muda – e radicalmente – quando se considera a população dos países arrolados e, portanto, o consumo per capita aparente. Então, apenas EUA (1º lugar) e Japão (8º lugar) mantêm as posições originais. Entre os demais, a subversão é total.
Assim, caem China (da 2ª para a 9ª posição), União Europeia (da 3ª para a 7ª) e Índia (da 5ª para a 10ª). E sobem África do Sul (da 10ª para 5ª posição), Argentina (da 9ª para a 3ª), Rússia (da 7ª para 6ª), México (da 6ª para a 4ª) e, por fim, o Brasil – que sobe do 4º lugar e se coloca como o segundo maior consumidor desse grupo.
Notar, em relação ao consumo brasileiro (43,8 kg per capita em 2016, pelas projeções do USDA), que ele corresponde a quase quatro vezes a média mundial estimada a partir dos números daquele organismo norte-americano.
Fonte: AgroLink