Com o novo Terminal e com o International Brazil Air Show, setor aeronáutico inicia o ano com destaques para a expansão do segmento e economia do País.
Na última segunda-feira(21), em Guarullhos/SP, foi inaugurado o Terminal de Aviação Geral em Guarulhos, denominado General Aviation Terminal Guarulhos Airport ou GATGRU. O lançamento do International Brazil Air Show 2019 também foi anunciado no mesmo evento. Com a inauguração do GATGRU, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) passa a oferecer uma infraestrutura diferenciada para receber passageiros de aeronaves e jatos de diversos portes, seguindo a tendência dos maiores aeroportos mundiais. Durante o evento, realizado no GATGRU, foi anunciado, ainda, o lançamento do Projeto Universidade do Ar – UniAr, uma iniciativa da CFLY.
A iniciativa, promovida pela CFLY, Sator e GRU Airport, reuniu autoridades, representantes de entidades e empresas e contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (por meio da exibição de um vídeo); do novo secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, que abordou as novas diretrizes do governo para o segmento; do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Bezerra; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro Domingues; e do prefeito de Guarulhos, Guti. Participaram, ainda, do evento: o presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo; o presidente da Invepar, Erik da Costa Bryer; o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa; o diretor executivo da Embry Riddle, Fabio Campos; a gerente de inteligência de mercado da YEB, Jessica Santos; o sócio da CFLY Aviation, Francisco Lyra; a diretora executiva da Sator e idealizadora do IBAS – International Brazil Air Show, Paula Faria, entre outros participantes.
Inauguração GATGR
Com capacidade de pátio para até 39 jatos executivos distribuídos em uma área com mais de 6.000m2, o GATGRU tem capacidade para 200 passageiros por hora, que contarão com serviços diferenciados. O GAT visa o processamento de passageiros da Aviação Geral.
Segundo Francisco Lyra, sócio diretor da CFLY, a Aviação Geral é um complemento da Aviação Regular no país, pois consegue capilarizar o serviço de transporte aéreo a mais de 623 destinos contra os 153 atendidos pela Aviação Regular, sendo um fator contribuinte para o desenvolvimento econômico e atendimento das necessidades do transporte aéreo de um país continental como o Brasil. Neste contexto, o GATGRU contribui com a elevação do nível dos serviços prestados a passageiros e tripulantes, sendo o primeiro terminal do país a manter padrões internacionais desses serviços, tornando-se um portal de entrada do Investimento Estrangeiro Direto (IED). O IED, cuja principal característica é a visita do principal tomador de decisões sobre investimentos, é considerado como uma forma de integração de economias mundiais.
Lançamento do IBAS – International Brazil Air Show 2019
O primeiro evento brasileiro com base na indústria aeroespacial internacional e na infraestrutura aeroportuária será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019, no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo –, e reunirá líderes do segmento aéreo mundial para debater sobre o desenvolvimento do setor na América Latina. O evento, realizado pela Sator e com co-realização do GRU Airport, conta com apoios institucionais da Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).
Com contribuição fundamental para a economia, o setor de transporte aéreo é responsável por 1,4% do PIB Brasileiro, ou seja, R$25,1 bilhões, de acordo com os dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). “O Brasil representa, sozinho, 5% do mercado mundial de aviação executiva, sendo que a América Latina representa 7% no geral. Já o total de empregos no Brasil, em 2014, é estimado em 1,6 milhões, somados os empregos diretos, indiretos e induzidos pela aviação e setores correlatos, como aeroportos, serviços de terra e aeroespaciais, além do turismo. Nesse sentido, iniciativas como o IBAS, GATGRU e UniA fortalecem ainda mais esse setor considerado primordial para o desenvolvimento e expansão econômica do Brasil”, ressalta Paula Faria, diretora executiva da Sator e idealizadora do IBAS.L
Parceria entre Embry-Riddle Aeronautical University, CFLY Educacional e Universidade Brasil, o lançamento do Projeto Universidade do Ar – UniAr, também ocorreu durante o evento. Além disso, foi divulgado o 1º Anuário de Recursos Humanos para Aviação Civil, publicação do Instituto Brasileiro de Aviação, que aborda os desafios da formação e capacitação para o crescimento do setor.
Sobre o GATGRU
O GRUAirport – Aeroporto Internacional de São Paulo investiu na construção do terminal 3 e na modernização dos demais terminais, realizando obras de infraestrutura no sistema de pistas e pátios, porém este escopo inicial tinha como foco a aviação regular. Sentindo a necessidade de prover a aviação geral com melhores serviços e infraestrutura, o GRU Airport realizou em 2017 um processo licitatório do qual o vencedor do certame foi o grupo GATGRU.
No final de outubro de 2017, o Consórcio formado pela CFLY Aviation e Jetex Flight Support celebraram o contrato entre o GRU Airport e o Terminal de Aviação Geral em Guarulhos, denominado General Aviation Terminal Guarulhos Airport (GATGRU), voltado para a aviação geral. A DNATA participou do consórcio vencedor na qualidade de provedor de ground handling.
A CFLY Aviation é uma empresa líder no setor de aviação geral que atua no mercado de Design, Construção e Operações (DBO), gestão de frotas, consultoria de corretagem e aviação, feiras internacionais e educação. A empresa é acionista e co-organizadora do International Brazil Air Show (IBAS), parceira estratégica da Universidade Aeronáutica Embry Riddle e pioneira na logística de estacionamentos de alta densidade nos aeroportos brasileiros, conhecida como Hangar a Céu Aberto – HCA – que permite atender às necessidades dos clientes em uma maior permanência no Aeroporto de Guarulhos, contribuindo no aumento dos níveis de segurança de voo, além da redução do movimento aéreo na TMA SP e no aeroporto.
A JETEX é uma empresa de ponta em aviação geral, fornecendo FBOs, abastecimento de aeronaves, assistência em terra e planejamento global de viagens.