Por outro lado, cálculos mostram que a perda de 25% das folhas da planta da oleaginosa provoca uma quebra de 3,8 sacas por hectare.
A perda de folha na cultura da soja é um problema que acaba afetando seriamente a produtividade. Cálculos indicam que a perda de 25% das folhas dessa cultura provoca uma quebra de 3,8 sacas por hectare. Foi o que estimou o agrônomo Evandro Binotto Fagan, professor do Centro Universitário de Patos de Minas, durante a 5ª Conferência Santa Clara Agrociência, nesta quinta-feira (04), em Ribeirão Preto (SP).
Nutrição vegetal
“Uma planta adequadamente nutrida pode significar um ganho de até um saco de soja a mais por dia durante a safra”, destacou Fagan, que tratou do tema Manejo Fisiológico para Altas Produtividades.
Ao descrever o processo de fixação biológica de nutrientes nas plantas, o especialista ressaltou a importância do adequado manejo para a absorção nutricional, enfatizando que tudo o que for mais natural, a planta consegue metabolizar melhor. “Ela gastará menos energia ao processar uma substância natural, como um extrato de alga, por exemplo, do que um hormônio sintético”, pontuou.
Fonte: Universo Agro