Quem produz peixes de cultivo, uma atividade que tem crescido na baixada cuiabana, está otimista com a procura por pescado com a retomada do Projeto Peixe Santo. Há três décadas, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza a população várias espécies a um preço popular.
Neste ano, até sexta-feira santa(1º), o projeto está sendo realizado na modalidade drive thru, para evitar aglomerações, em quatro pontos da Capital: Centro Cultural Silva Freire, Parque Tia Nair, Parque das Águas e Parque de Exposições Jonas Pinheiro. A expectativa é de que 80 toneladas de pescado sejam comercializadas. Cada carro poderá adquirir até 5 peixes ao valor de R$ 15,90/kg.

A equipe do portal AGRONEWS conversou com o piscicultor Vinícius Cerqueira, sócio proprietário do Peixe do Cerrado, uma das três empresas credenciada por meio do edital. Ele ressaltou que nesse mesmo período do ano passado, quando surgiu a pandemia, houve uma redução nas vendas, principalmente com a não realização do projeto Peixe Santo. “Estamos otimistas neste ano, e disponibilizamos 20 toneladas de pescado para serem consumidos pelos cuiabanos na Semana Santa, época que população tem tradição de comer peixe. Só temos a comemorar a retomada do Peixe Santo, beneficia o produtor e também, a comunidade no geral”, pontuou Vinícius.

Vinicius tem uma propriedade como 260 hectares de lâmina d´água em Nossa Senhora do Livramento, e cultiva, em 70 tanques, as espécies de tabatinga, piau, pintado, tambaqui, Matrinchã. Ele destaca que por semana, são vendidas entre 10 e 20 toneladas de pescado para comércios da baixada cuiabana. “Usamos ração balanceada flutua na água que deixa o peixe saudável, nutritivo e com sabor”, afirmou o proprietário do Peixe do Cerrado.
O secretário e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município, Francisco Vuolo, reforça os locais e horários do projeto Peixe Santo 2021, em Cuiabá.




