Podemos fazer um link com as galinhas… elas botam ovos não precisando de galos para isso
Esse evento faz parte do comportamento fisiológico do animal, pois as aves têm a capacidade de botar ovos mesmo que eles não sejam fecundados, ou seja, não há necessidade de um macho, porém não haverá geração e eclosão de um pequeno passarinho. Isso porque os ovos que não possuem filhotes nada mais são do que óvulos “não utilizados”.
Fatores que influenciam a postura de ovos
A postura de ovos pode ocorrer durante todo o ano. Em calopsitas, por exemplo, a reprodução é indicada a partir de 12 meses, e apenas duas a três vezes no ano, devido ao alto esforço realizado pela fêmea. Porém, como vimos, a fêmea pode realizar a postura sem fins de reprodução e isso pode ocorrer por diversos fatores que influenciam essa produção, como a iluminação das gaiolas, temperatura, fontes de comida e água.
A companhia da sua pequena também é um fator importante na postura de ovos. Se você possui duas fêmeas em um mesmo viveiro, poderá ter uma delas em época de produção e isso influenciará a outra biologicamente. Se for um casal, o cuidado é redobrado. Quando a fêmea está em época de postura, geralmente o macho fica agressivo com ela, então tome cuidado.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Sinais de que a postura irá ocorrer logo e o que fazer depois
Alguns sinais são típicos de uma ave em fase anterior a postura, então fique atento a comportamentos como rasgar papel e ficar muito tempo em lugares mais escuros.
Após a escolha do lugar que mais a agrada, a fêmea fará a postura e “chocará” por aproximadamente duas semanas a 20 dias, que é o tempo médio de incubação no caso de ovos fecundados. A partir daí, você pode retirar os ovos da gaiola.
Não é legal que sua ave tenha muitas posturas subsequentes, pois além de ser desgastante, pode gerar desequilíbrios em seu organismo, como nos níveis de cálcio, por exemplo, o que pode ser letal em alguns casos.
Conheça 5 raças de cães gigantes
Saúde das aves fêmeas e quantidade de posturas e ovos
É muito importante que os pais humanos estejam atentos aos eventos de postura, pois em alguns casos pode ser necessário que sua ave seja submetida a uma dieta com suplementos específicos, frente ao esforço necessário que estará por vir.
Voltando às calopsitas, no caso delas é normal que haja postura de três a seis ovos por vez. Esteja atento e observe seu comportamento.É importante saber se ela está comendo, bebendo água e se as fezes estão normais. Caso algo pareça estar errado, procure um médico veterinário especialista em aves que saberá te orientar quanto ao melhor manejo.
Alguns sinais como aumento e rigidez na região do abdômen da fêmea ou respiração alterada também são sinais de que algo não está certo. Em alguns casos, pode haver a produção do ovo, mas não ocorrer a postura, o que pode colocar sua vida em risco.
O importante é ressaltar que os cuidados e amor com nossos pets devem ser mantidos sempre. No caso dos pequenos pets com asas, é ainda mais importante que o cuidado seja feito de perto, pois sinais sutis irão indicar se eles estão saudáveis e felizes ou precisam de alguma intervenção.
Fonte: Pet Love
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>