Na relação abaixo, os países ou blocos de países correspondentes aos principais importadores mundiais de carne de frango entre 2017 e 2025, segundo projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA)
Eles estão ordenados conforme o volume de importação previsto para o final do período analisado, 2025.
Mas se essas posições se confirmarem, não serão muito diferentes das previstas para o corrente exercício, como mostra o número entre parênteses após o nome de cada país ou bloco. Assim, os quatro primeiros postos permanecem inalterados. E se mudanças ocorrerem no quinto e sexto postos é porque o Japão, atual quinto colocado, tende a reduzir o ritmo de suas importações, o que fará com que caia para a sétima posição.
Nas posições subsequentes, sobem somente os países do Norte da África. Porém, não apenas porque tendem a dobrar suas importações, mas sobretudo porque o ritmo de evolução das importações do Canadá, Coreia do Sul e Rússia decresce sensivelmente. A Rússia, aliás, é o único importador entre os 14 arrolados que chegará a 2025 comprando menos que atualmente.
Notar que, pelas projeções do USDA, ao considerarem-se também as importações da Arábia Saudita, país aqui individualizado, o grande mercado mundial da carne de frango é o Oriente Médio. Que, tanto em 2017 como em 2015 tende a absorver 28% do volume previsto para os 14 principais importadores.
E quem vem na sequência é o bloco de países africanos, em 2017 responsáveis por 20,73% das importações projetadas – um percentual que tende a subir para 23,11% em 2025.
Em terceiro lugar vem o bloco de países asiáticos (aqui composto por China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul), cuja participação mostra tendências de recuar de 19,35% (2017) para 16,98% (2025).
Fonte: Avisite