O produtor rural Emilio Kenji Okamura, de Capรฃo Bonito, no interior de Sรฃo Paulo, teve de pagar R$ 4,8 mil a mais por uma carga de 100 toneladas de adubo que despachou do Porto de Santos para sua fazenda em Cristalina, no leste de Goiรกs
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O aumento รฉ decorrente da tabela do frete para o transporte rodoviรกrio de cargas, estabelecido por medida provisรณria pelo presidente Michel Temer apรณs a greve dos caminhoneiros que paralisou o Paรญs durante 11 dias.
Desde que a tabela entrou em vigor, no fim de maio, acabou a margem de negociaรงรฃo entre o produtor e o dono do caminhรฃo para o transporte de grรฃos e insumos agrรญcolas. O produtor conta que o adubo sempre foi considerado carga de retorno, por isso o custo da tonelada para o transporte ficava muito abaixo do valor pago pelo frete do grรฃo.
โA carreta seguia para o porto com a soja, recebendo o preรงo cheio, e voltava com o adubo, pelo qual pagรกvamos preรงo reduzido, por se tratar de carga de retorno. Agora, isso acabou, ida e volta tรชm preรงo cheioโ, disse.
O produtor nรฃo concorda em pagar a conta do acordo do governo com os caminhoneiros, mas nรฃo vรช saรญda. โAcho errada essa intervenรงรฃo do governo. Se deixar o produtor fazer negรณcio com o transportador, fica bom para ele e para nรณs. Agora, o governo sobe o combustรญvel, sobe o pedรกgio e nรฃo deixa o produtor negociar o frete. Aรญ nรฃo fica bom para ninguรฉm.โ Okamura aceitou pagar o frete mais alto porque depende do adubo para o cultivo de batatas na fazenda do municรญpio goiano.
Sem acordo
O agricultor Frederico dโAvila, estรก com 1.600 toneladas de soja e milho encalhadas na fazenda Jequitibรก do Alto, em Buri, sudoeste paulista, porque o comprador dos grรฃos nรฃo chegou a um acordo com o transportador. Ele vendeu a produรงรฃo para ser retirada na fazenda, o que nรฃo estรก acontecendo. โEssa produรงรฃo jรก devia ter saรญdo, mas eles estรฃo carregando a passo de tartaruga por conta do aumento no frete. Inicio a colheita do trigo daqui a dois meses e tenho receio de chegar atรฉ lรก com os silos ocupados com soja e milhoโ, disse.
Dโรvila jรก projetou um custo mais alto para a prรณxima safra de grรฃos. โO frete da soja atรฉ o porto subiu de R$ 6 a saca para R$ 7,20, um aumento de 20%. O frete do adubo, no retorno, passou de R$ 60 para R$ 82 a tonelada, subindo 36%. Isso acaba sendo repassado ao consumidor final. O governo lavou as mรฃos e jogou a batata quente no colo do produtorโ, disse. No sudoeste paulista, hรก relatos de produtores que tentaram โfurarโ a tabela, mas nรฃo tiveram sucesso.
A Cooperativa Agrรญcola de Capรฃo Bonito jรก avisou os associados que o transporte estรก mais caro. โPor ora, a variaรงรฃo no frete da soja e do milho รฉ pequena, porque jรก trabalhรกvamos com preรงo muito prรณximo do que foi tabelado, mas o frete do gesso agrรญcola, que o agricultor usa muito, passou de R$ 45 para R$ 77 a tonelada. Tambรฉm jรก repassamos um aumento de R$ 22 no frete da tonelada de adubo. Esse custo estรก sendo absorvido pelo produtor. Eles concordaram em pagar, porque entendem que a culpa do aumento nรฃo รฉ nossa, รฉ do governoโ, disse o gerente Luiz Carlos Mariotto.
Fonte: Acrissul