Calibrar, alinhar, balancear e verificar banda são os itens que devem ser verificados preventivamente
Durante o período de férias, ou até mesmo em grandes feriados, as
principais rodovias ficam cheias. E nesse período de atenção e
cuidado com a segurança a Goodyear, fabricante de pneus que completa
100 anos de Brasil, aproveita para renovar o alerta aos seus
consumidores sobre a importância de seguir alguns passos que ajudam a
gerar maior durabilidade dos pneus e, consequentemente, melhorar a
dirigibilidade e a segurança na direção.
Entre as recomendações, destaque para cinco itens que são essenciais
para que o motorista consiga percorrer longos percursos evitando
imprevistos: calibragem, alinhamento, balanceamento, análise da banda
de rodagem e conferência do estado geral do composto.
1 – CALIBRAGEM: bem calibrados, e de acordo com as indicações dos
fabricantes, os pneus oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de
combustível e maior durabilidade. Mas o principal aliado do motorista
para manter a pressão correta, além das verificações com frequência
nos compressores, é o conjunto formado por bico, válvula e tampinha.
Os três trabalham em conjunto para manter o ar circulando em perfeitas
condições dentro do pneu.
2 – ALINHAMENTO: tem a função de manter de forma correta os ângulos
da suspensão com o da direção do veículo. O procedimento oferece
maior estabilidade na condução e prolonga a vida útil dos pneus.
Quando o veículo não está alinhado, o desgaste não ocorrer de
maneira uniforme. Dependendo da distância percorrida e da intensidade
da falta de correção, é possível que o motorista perca o pneu por
não ter feito a manutenção preventiva antes de pegar a estrada.
3 – BALANCEAMENTO: sua função é equilibrar e corrigir o peso entre
os pneus e as irregularidades da roda, eliminando as vibrações na
direção. Quando o conjunto não está em ordem, ocorre um desgaste
prematuro dos pneus devido à maior trepidação, que acaba gerando um
maior esforço na estrutura interna do composto. O recomendável é
fazer o balanceamento a cada seis meses, ou 5.000 km.
4 – BANDA DE RODAGEM: outro fator que deve ser verificado é a banda
de rolagem de cada pneu, que é a superfície que fica em contato com o
piso. Os sulcos não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura.
Pneus “carecas” diminuem o contato do carro com o solo e, em situações
de chuva, apresentam maior probabilidade de o carro aquaplanar, pois a
drenagem da água fica prejudicada sem os desenhos da banda.
Por Rodrigo Samy