O sexto mês do ano será bastante movimentado para a regional de Barra do Garças. Além dos mais de 30 treinamentos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, haverá ainda Exposição Agropecuária nos municípios de Barra do Garças e Paranatinga. A instituição de ensino rural leva para estes eventos oficinas de manutenção de tratores agrícolas e a Vitrine da Carne que ensina novos cortes para aves, peixes, bovinos e suínos.
Formada por 11 municípios, sendo seis com sindicatos rurais, dois com extensão de base e três onde a parceria do Senar-MT é com as prefeituras, a regional de Barra do Garças tem como base da economia a agropecuária. “A região também tem potencial turístico e, ao longo do ano, demanda diversos treinamentos e cursos para este setor”, ressalta o supervisor da regional Fernando Tabai.
A assistente administrativa da regional de Barra do Garças, Janete Chaves Ramos acrescenta que os treinamentos mais demandados são os da área de segurança no trabalho e mecanização agrícola. Com a chegada da agricultura na região, nos últimos anos, houve um aumento na solicitação dos treinamentos e cursos para capacitar profissionais que irão atuar nas cadeias produtivas da soja e do milho.
Paranatinga é um dos 11 municípios da regional de Barra do Garças que passa por essa transformação. O presidente do Sindicato Rural, Thomas Alves Corrêa conta que a demanda passa de 80 treinamentos por ano. “Com a chegada de grandes grupos que atuam na agricultura percebemos um aumento considerável nas solicitações dos treinamentos de Normas Regulamentadoras (NRs), ou seja, que capacita e qualifica os profissionais com relação as normas de segurança e saúde no trabalho”.
Assim como Paranatinga, os municípios de Novo São Joaquim e de Santo Antonio do Leste também registraram aumento nas demandas por treinamentos para qualificar profissionais que vão atuar na agricultura. O presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim, Carlos Royttmen Pires da Silva, ressaltou que os treinamentos do Senar-MT são primordiais na qualificação dos profissionais.
Primavera do Leste, que foi vencedor do Prêmio de Mobilização Sindical e está entre os maiores produtores de grãos do Estado também faz parte da regional de Barra do Garças. “Além disso, temos a Farm Show que já está entre as maiores e melhores feiras de negócio do Brasil”, enfatiza o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes.
PAT – Na regional de Barra do Garças a primeira reunião do Plano Anual de trabalho acontece no próximo dia seis de junho em Araguaiana. Já no dia sete o encontro será em Barra do Garças. O objetivo é reunir os parceiros para planejar os curso e treinamentos de 2017.
Programação das reuniões do PAT na regional de Barra do Garças
06 – Junho -Araguaiana
07 – Junho – Barra do Garças
15 – Junho – Ponte Branca
15 – Junho – Ribeirãozinho
21 – Junho – Novo São Joaquim
23 – Junho – Torixoréu
28 – Junho – Primavera do Leste
29 – Junho – Santo Antônio do Leste
30 – Junho – Paranatinga
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.