Já ouviu falar de TV de graça? Não estou falando de TV a “gato” ou TV aberta, estou falando realmente de um aparelho de TV de graça. Pois é, a Telly, fundada pelo co-fundador da Pluto TV, pretende oferecer 500 mil aparelhos de TV, 4K de 55 polegadas. A ideia é que a publicidade e coleta de dados devem financiar os dispositivos, entenda.
TV de graça
Como é de conhecimento geral, as TVs não são baratas. A startup Telly tem uma proposta para contornar essa questão: fornecer os aparelhos gratuitamente aos consumidores. No entanto, a maneira encontrada pode soar peculiar: inserir uma segunda tela destinada à exibição de anúncios.
A Telly foi estabelecida por Ilya Pozin, que possui experiência no segmento de TVs gratuitas: ele é co-fundador da Pluto TV, um serviço de streaming mantido por anúncios. O plano da nova empresa é distribuir 500 mil TVs nos EUA em 2023.
O modelo proposto possui uma tela principal de 55 polegadas, com 4K e HDR. O diferencial está logo abaixo dela: uma segunda tela, menor, no formato de uma barra horizontal, que exibe widgets, como previsão do tempo, cotações de ações e placares de jogos em tempo real.
Publicidade para pagar a conta
O display adicional a TV de graça também apresenta anúncios, que podem surgir à direita, como um banner de uma marca, ou à esquerda, na forma de artigos patrocinados no feed.
A segunda tela, por sinal, permanece sempre ativa. Ao assistir a um filme ou série, o brilho é diminuído, mas as informações e anúncios persistem. Ela não se desliga nem mesmo quando a TV não está em uso.
Entre as duas telas, existe uma soundbar e uma câmera para programas de exercícios gratuitos com rastreamento de movimento. A câmera pode ser desativada para evitar problemas de privacidade.
O aparelho sequer se classifica como uma smart TV. Seu sistema operacional é o TellyOS, baseado em Android, que não possui suporte para qualquer serviço de streaming. Ele é utilizado apenas para exibir os widgets e os anúncios.
Por essa razão, a empresa planeja distribuir dongles com Android TV, para que as pessoas possam instalar seus aplicativos preferidos.
- Como esse projeto não deve contemplar usuários aqui no Brasil, você pode ter a sua TV 4K novinha comprando diretamente no site da Amazon, clique no link: https://amzn.to/439frdl
Telly pretende usar publicidade e dados para financiar as TVs
Os anúncios são apenas um dos mecanismos que a Telly pretende usar para financiar a distribuição gratuita de TVs. As outras formas são a venda de dados dos usuários e a receita proveniente de programas de afiliados.
Para tal, o dispositivo rastreia os programas, canais e demais conteúdos assistidos, o tempo gasto em frente à TV, as buscas realizadas, os botões pressionados. Até mesmo a “presença física” de pessoas em frente à TV é monitorada.
Os termos de uso estipulam que, caso o usuário decida parar de compartilhar seus dados, ele terá que pagar pela TV: US$ 500 (aproximadamente R$ 3 mil, pela cotação atual), valor que será imediatamente debitado do cartão de crédito cadastrado.
“Quando co-fundei a Pluto TV, criamos um modelo completamente novo que oferecia conteúdo de TV incrível aos espectadores de forma gratuita“, diz Pozin em um comunicado. “Agora, com a Telly, estamos fornecendo a própria televisão de forma gratuita também.“
Embora os anúncios não devam interromper o que você estiver assistindo na tela principal, o diretor de estratégia da Telly, Dallas Lawrence, informa ao The Verge que os anúncios podem utilizar ambas as telas quando você não estiver usando a TV. “Quando a tela superior (tela do Teatro) não estiver em uso, a unidade de anúncio poderá se ativar de uma maneira divertida, conectando ambas“, diz Lawrence. “Existem literalmente centenas de coisas que estamos pensando para criar a experiência de anúncio mais envolvente de todas“. Lawrence também diz que a Telly está trabalhando em “Recompensas Telly” que premiarão os usuários com um cartão-presente para serviços como Netflix ou Starbucks por participarem de coisas como enquetes na tela.
A coleta de dados parece ser de grande importância para a Telly. Para se inscrever na lista de espera, a empresa solicita o preenchimento de um questionário de cinco minutos, com perguntas sobre a vida pessoal do usuário. Essas informações serão utilizadas para determinar quem receberá a TV de graça primeiro e para direcionar anúncios.
A empresa também considera a criação de um programa de recompensas, que ofereceria gift cards aos usuários em troca de respostas a pesquisas.
Para Pozin, essa prática não é muito diferente do que as montadoras de automóveis ou as empresas de entrega de alimentos fazem com as informações dos consumidores. “Nós somos muito diretos e transparentes”, ele declara à Fast Company. “Todos sabem no que estão se metendo e qual é o valor da troca envolvido.”
Com informações: The Verge
AGRONEWS® é informação para quem produz