Já ouviu falar de TV de graça? Não estou falando de TV a “gato” ou TV aberta, estou falando realmente de um aparelho de TV de graça. Pois é, a Telly, fundada pelo co-fundador da Pluto TV, pretende oferecer 500 mil aparelhos de TV, 4K de 55 polegadas. A ideia é que a publicidade e coleta de dados devem financiar os dispositivos, entenda.
TV de graça
Como é de conhecimento geral, as TVs não são baratas. A startup Telly tem uma proposta para contornar essa questão: fornecer os aparelhos gratuitamente aos consumidores. No entanto, a maneira encontrada pode soar peculiar: inserir uma segunda tela destinada à exibição de anúncios.
A Telly foi estabelecida por Ilya Pozin, que possui experiência no segmento de TVs gratuitas: ele é co-fundador da Pluto TV, um serviço de streaming mantido por anúncios. O plano da nova empresa é distribuir 500 mil TVs nos EUA em 2023.
O modelo proposto possui uma tela principal de 55 polegadas, com 4K e HDR. O diferencial está logo abaixo dela: uma segunda tela, menor, no formato de uma barra horizontal, que exibe widgets, como previsão do tempo, cotações de ações e placares de jogos em tempo real.

Publicidade para pagar a conta
O display adicional a TV de graça também apresenta anúncios, que podem surgir à direita, como um banner de uma marca, ou à esquerda, na forma de artigos patrocinados no feed.
A segunda tela, por sinal, permanece sempre ativa. Ao assistir a um filme ou série, o brilho é diminuído, mas as informações e anúncios persistem. Ela não se desliga nem mesmo quando a TV não está em uso.
Entre as duas telas, existe uma soundbar e uma câmera para programas de exercícios gratuitos com rastreamento de movimento. A câmera pode ser desativada para evitar problemas de privacidade.
O aparelho sequer se classifica como uma smart TV. Seu sistema operacional é o TellyOS, baseado em Android, que não possui suporte para qualquer serviço de streaming. Ele é utilizado apenas para exibir os widgets e os anúncios.
Por essa razão, a empresa planeja distribuir dongles com Android TV, para que as pessoas possam instalar seus aplicativos preferidos.
- Como esse projeto não deve contemplar usuários aqui no Brasil, você pode ter a sua TV 4K novinha comprando diretamente no site da Amazon, clique no link: https://amzn.to/439frdl
Telly pretende usar publicidade e dados para financiar as TVs
Os anúncios são apenas um dos mecanismos que a Telly pretende usar para financiar a distribuição gratuita de TVs. As outras formas são a venda de dados dos usuários e a receita proveniente de programas de afiliados.



