É conhecido por ser o “menor gato das Américas”, mas atualmente, esta espécie se encontra ameaçada de extinção, em grande parte por causa da redução do seu habitat
Ele é considerado o menor gato das Américas, podendo ser encontrado no Chile e na Argentina, tendo seu habitat reduzido a Cordilheira dos Andes. Esta espécie é conhecida por ser extremamente rara, pequena e esquiva.
O Gato Chileno (Leopardus guigna ou Oncifelis guigna) é muito ágil, podendo chegar à 11 anos de vida.
Seu peso médio adulto varia entre os 2 a 2.5 kg, seu comprimento varia ente os 42 a 51 cm, e sua altura chega cerca de 25 cm. A pelagem pode apresentar a cor castanho-amarela e cinzenta-castanha, ocorrendo também manchas pretas na maioria desses pequenos felinos.
O Gato Chileno possuí uma pequena cabeça, pés grandes e uma cauda engrossada. Por possuir garras e patas grandes, facilita-o a subir em árvores.
Siga-nos no facebook e instagram
Apesar de seu habitat ser a floresta temperada, as árvores mais comuns são as coníferas. Normalmente os Gatos Chilenos caçam e vivem nas proximidades de um local com água.
Ele tem como “menu” pequenos roedores, pássaros e insetos. É também comum assaltarem os galinheiros em busca de comida uma vez que as galinhas se tornam presas fáceis.
As fêmeas têm como período de gestação 72 a 78 dias em média 2 meses e meio.
Curiosamente a “voz” deste felino se assemelha ao chilrear de um pássaro. Esse pequeno, forte e corajoso felino é uma rara espécie!
Por Daniele Delgado – Agronews Brasil
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/vamos-saber-mais-sobre-as-ovelhas/