Mundo AnimalNotícias

Conheça a raça de cachorro gigante: São Bernardo

O São Bernardo foi criado a partir da necessidade de ter um cachorro gigante, resistente, com pelagem isolante e faro otimizado

É uma raça de cães de porte gigante do tipo molosso (são cães Montanheses Suíços e Boiadeiros) originária da Suíça e Itália, utilizado como cães de trabalho, guarda e companhia. Eram usados na suíça como cachorros de fazenda para puxar carroças, guardar propriedades e animais, alertando o fazendeiro sobre qualquer perigo. Os ancestrais diretos deles foram os grandes cães de fazenda, muito difundidos entre os camponeses daquela região.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Criado no século XI, foi muito utilizado como cachorro para busca e salvamento – papel este que a raça desempenha até hoje em dia em locais de neve e gelo, este cão costuma ser tranquilo e bondoso, apesar de seu tamanho gigante. Um exemplar adulto pode pesar mais de 90Kg sem estar acima do peso, fazendo com que seja impossível que passe em algum lugar sem ser notado.

Pelagem

  • Pelo curto (pelagem dupla, “Stockhaar”);
  • Pelo longo.

Ambas as variedades são de tamanho considerável e de aparência impressionante. Têm um corpo equilibrado, poderoso, resistente, muscular com cabeça impressionante e uma expressão facial de alerta. Saiba mais sobre os padrões da raça através da CBKC clicando aqui.

Comportamento

É um cão extremamente amoroso, equilibrado e muito companheiro durante toda a vida. Amigável por natureza, possuí temperamento calmo, astuto e vigilante. Este gigante cachorro é um excelente companheiro para as crianças e animais.

cachorro gigante

Faro e ouvidos muito apurados são marcas registradas do cachorro São Bernardo. Por ser um cão natural de uma região muito fria, o calor pode ser um incômodo para o seu bem-estar.

Sua habilidades como cão de guarda são inegáveis, pois isso faz parte dos seus instintos. A raça São Bernardo é inteligente e gosta de agradar, o que torna seu treinamento mais fácil.

Este pet é muito apegado aos seus tutores. Por isso, mesmo sendo um cachorro gigante é amoroso, paciente e muito gentil… não é indicado deixá-los sozinhos em casa por longos períodos, já quando utilizado em fazendas, ele protege o rebanho sempre observando. Prefere avaliar a situação e só depois decide se é necessário usar toda a sua força para proteger a fazenda, se está tudo bem não partirá para o ataque.

Embora o filme “Beethoven” passe a ideia de uma raça desobediente, ele pode ser um ótimo cão de guarda. Já que se torna tão apegada aos donos que passa a ser protetor, leal e companheiro.

É fundamental ensinar ao cachorro desde cedo, quando ele ainda é um filhote, quais são as regras e o que seus tutores esperam dele. Será bem mais fácil do que corrigir maus comportamentos depois que eles já estiverem instalados.

  • Expectativa de Vida – 08 à 10 anos;
  • Média de Altura – 70 à 90 cm;
  • Média de Peso – 64 à 120 kg;
  • Nível de Fofura – Alto

Curiosidade

cachorro gigante

O “São Bernardo Barry” é um dos cachorros mais populares da Suíça. Isso porque, há mais de 200 anos, ele atuou em diversos resgates nos Alpes Valaisanos. Graças aos seus atos heroicos, hoje é homenageado com uma exposição permanente no Museu de História Natural de Berna, na Suíça.

O filme “Beethoven, o Magnífico”, retrata as aventuras de um cachorro da raça São Bernardo, ao lado da sua família humana em situações hilárias e que tornaram a raça muito popular durante a década de 1990. O sucesso foi grande que foram lançados mais filmes na sequência, estrelados por esse gigante gentil.

Ter um São Bernardo valerá muito a pena, pois serão anos de companheirismo, lealdade e amizade.

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados