GeralNotícias

Vídeo: “Cérebro Ciborgue” criado com neurônios humanos aprende mais rápido que IA

Vivendo na Matrix: “Cérebro Ciborgue” usa células cerebrais que foram conectadas a uma realidade simulada. O dispositivo, chamado “Dish Brain”, aprendeu em cinco minutos a jogar o Pong, enquanto a inteligência artificial precisou de uma hora e meia para executar a tarefa.

Uma equipe cientistas australianos conseguiu juntar a eletrônica com a biologia para criar um cérebro ciborgue revolucionário. Trata-se de um sistema de células cerebrais cultivadas em laboratório estimuladas por um microeletrodo. O mais incrível é que os pesquisadores conseguiram ensinar os ‘Dish Brains’, como são chamados, a jogar videogame.

Vivendo na Matrix

A experiência foi feita no laboratório Cortical Labs. Segundo os cientistas, os minicérebros foram conectados a uma realidade simulada na qual conseguiram jogar uma forma simplificada do clássico game Pong. Brett Kagan, chefe do projeto, disse que os DishBrains aprenderam a jogar em somente cinco minutos, enquanto uma inteligência artificial precisou de uma hora e meia para isso.

“Costumamos dizer que é como se eles estivessem vivendo na Matrix”, disse Kagan em referência ao filme de 1999 no qual humanos vivem em uma realidade simulada. “Quando estão no jogo, (os minicérebros) acreditam que são a raquete (do game)”.

“Usando o sistema DishBrain, demonstramos que uma única camada de neurônios corticais in vitro pode se auto-organizar e exibir um comportamento inteligente e sensível quando incorporado em um mundo de jogo simulado”, diz o estudo. A equipe do Cortical Labs espera que a experiência seja o primeiro passo para desenvolver tecnologias sofisticadas que usam “neurônios biológicos vivos integrados à computação tradicional”.

Abaixo você confere o vídeo com “Cérebro Ciborgue”

[email protected], com informações de History

Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados