O investimento estimado em infraestrutura para o setor de produção de carnes é de US 3,7 bilhões
O Governo da Austrália está à procura de investidores estrangeiros, principalmente no setor do agronegócio. Para isso, o país investiu US 3,7 bilhões em infraestrutura para o setor de produção de carnes. Com terras de sobra, o Brasil é um de seus principais focos por apresentar características muito semelhantes à terra dos cangurus.
Segundo Fábio Nave, gerente de Desenvolvimento de Negócios na Embaixada da Austrália no Brasil, o investimento de US 3,7 bilhões é o montante total a ser investido pelo governo australiano para o desenvolvimento da infraestrutura da região norte do país. “Este investimento envolve projetos em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias para facilitar a produção e exportações de diversos setores, incluindo o agronegócio e as respectivas cadeias de carne bovina, aves e suínos”, aponta.
Para atrair os investidores, o Governo oferece uma série de incentivos como facilidades de negócio com fundos de investimento e compra de territórios liberada. Para os brasileiros, as terras australianas são vantajosas em diversos aspectos. Além de possibilitar exportações com valores mais altos, apresenta rapidez no transporte de produtos e vantagens com mercados como Ásia e Estados Unidos.
“O governo australiano vê o produtor brasileiro com muito interesse. O Brasil é um grande produtor mundial e referência em muitos segmentos do agronegócio. A Austrália tem interesse em investidores brasileiros e de outros países também, pois sozinha não consegue desenvolver o setor na velocidade que a demanda interna e externa apresentam atualmente”, explica Nave. “A Austrália busca investimento estrangeiro para suprir elos nas cadeias produtivas, melhorar e tornar a produção mais eficiente, desenvolver novas regiões do país, gerar empregos no setor e trazer novas tecnologias para o país”, acrescenta.
”O país possui acordos de livre comércio com quase todas as nações da Ásia e do Pacífico, apresentando-se como grande vantagem para investidores estrangeiros. A Austrália exporta para nações como Japão e Estados Unidos com valor agregado que chegam a valer quase o dobro do que produtos vendidos pelo Brasil”, destaca o Cônsul Geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis.
O australiano consome, em média, 25,8 kg de carne de porco anualmente (2014); são produzidas 360 mil toneladas anualmente, das quais 8% são exportadas (28,8 mil toneladas) – principalmente para o mercado asiático. Sobre o setor de aves, o australiano consome, em média, 44,8kg de aves anualmente (2014); foram produzidas 1,1 milhões de toneladas, das quais 4% foram exportadas (45,5 mil toneladas).
Só nos últimos 10 anos, o investimento estrangeiro na Austrália cresceu mais de 190% tendo como principal foco o agronegócio, com destaque para as áreas de pecuária, laticínios, grãos, horticultura e aquicultura.
Por Acrismat