Na tarde deste domingo (20), o candidato à prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), reuniu-se com lideranças do setor produtivo da capital, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, para ouvir as demandas do setor, visando o fortalecimento da ligação entre a produção rural e Cuiabá, reconhecida como a capital do estado líder em produção agrícola no Brasil.
O evento contou com a participação de figuras proeminentes do setor, que ocupam cargos de destaques em diversas insitituições das mais variadas atividades rurais. A presença de participantes, incluindo representantes da classe trabalhadora rural, professores da UFMT, e produtores rurais da baixada cuiabana, reforça a amplitude do diálogo proposto.
Um arquiteto para repaginar Cuiabá
O Deputado Federal José Medeiros (PL) abriu o evento, destacando a importância de Abilio Brunini para o setor produtivo. Medeiros enfatizou a formação de Brunini como arquiteto, o que, em sua visão, o capacita para revitalizar e urbanizar o centro histórico da capital, um anseio antigo da população. Bem como, atuar em parceria com o setor produtivo para o desenvolvimento econômico da capital. “Cuiabá precisa de uma repaginada, e nada mais que um arquiteto, que pode ver além dos problemas crônicos que nós temos como saúde e tantas outras coisas, para revitalizar uma das maiores joais, nacionalmente falando, que é o nosso Centro Histórico. E eu acredito que podemos usar melhor essa excelente estrutura que temos aqui no Parque Jonas Pinheiro, que é no centro da capital.“, avalia Medeiros.
Brunini, por sua vez, reforçou seu compromisso com o diálogo e a construção de um projeto que beneficie todos os cuiabanos, reconhecendo a importância do setor produtivo para o desenvolvimento da cidade. “Nós estamos dialogando com todas as categorias, todas as classes, por todo o povo cuiabano. Sobre as nossas propostas e o que é melhor para Cuiabá. E com certeza, o setor produtivo é de suma importância para construção desse projeto“. Ele criticou a negligência da gestão atual em relação ao setor e propôs uma nova forma de parceria. “Contudo, na atual gestão, o setor produtivo tem sido deixado de lado e nós estamos construindo uma nova relação, uma nova parceria pra produção, para que a gente possa ajudar esse setor“, complenta Abilio.
Lideranças do setor produtivo reforçam apoio à Abilio
O empresário e produtor rural Celso Nogueira, que também ocupa a cadeira de presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, destacou o papel de Mato Grosso como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e a necessidade de fortalecer a ligação entre a capital e o setor produtivo. “Mato Grosso é o estado que mais produz alimentos para o mundo. E estamos felizes de poder estar aqui numa reunião espetacular com vários produtores, com várias pessoas de todos os segmentos. Eu acho que poderemos fazer com que a nossa baixada cuiabana desenvolva muito mais, tenha uma ligação muito forte com o setor produtivo“.
Nogueira declarou seu apoio a Brunini, enaltecendo sua postura contra a corrupção e sua capacidade de gestão. “A prefeitura não está doente, ela não precisa de médicos e sim de gestores. Eu vejo Abilio como um arquiteto, um cara que é contra a corrupção, que está nos dando hoje uma oportunidade de fazer uma mudança nessa cidade. Por isso que eu defendo, vou votar e estou pedindo voto para Abilio“, afirma Nogueira.
A atmosfera da reunião foi marcada pela franqueza e pela abertura ao diáologo, como descreveu o produtor Vicente Falcão – atual diretor Financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá. “Foi muito proveitoso, com uma linguagem franca, aberta, onde nós colocamos as nossas incertezas, não é? E pedindo a melhor participação do poder público municipal nas ações relacionadas ao agro do município de Cuiabá“, comenta.
As propostas de Brunini foram muito bem recebidas pelos participantes. Cássio Carollo, presidente da Associação Matogrossense de Produtores de Ovinos e Caprinos (Ovinomat), expressou sua satisfação, “Eu saio bastante realizado em cima das propostas que ele falou, não só pra ovinocultura, mas para piscicultura, para o gado de leite, para o pessoal da agricultura familiar. Então é o que vem de encontro, ao que a gente está almejando há muito tempo“. O entusiasmo de Carollo demonstra a esperança de que a gestão de Brunini possa trazer avanços para diferentes setores do agronegócio.
Darci Fornari, presidente da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), destacou a importância do diálogo e da receptividade de Brunini às demandas do setor. “É muito importante quando o candidato se propõe a nos ouvir, se proponha a escutar as nossas propostas. Nós estamos aqui na capital do agronegócio. E aí discutir essas ideias, e discutir os projetos que cada entidade tem para desenvolver a sua cadeia produtiva é muito importante esse diálogo, essa aproximação com o candidato“. Fornari acredita que a aproximação entre o candidato e o setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio em Cuiabá.
Fortalecimento das relações
A reunião entre Abilio Brunini e o setor produtivo de Cuiabá demonstra a importância da construção de um diálogo aberto e franco entre o poder público e os diferentes setores da sociedade. A receptividade de Brunini às demandas do setor produtivo e seu compromisso em construir uma nova relação com o agro, caso seja eleito, sugerem um futuro promissor para o desenvolvimento da capital mato-grossense.
A reunião também contou com a presença expressiva de representantes de diferentes setores do agronegócio da baixada cuiabana. Estiveram presentes: Renildo França, conselheiro da Aquamat; o Professor Leôncio Pinheiro, da UFMT; José França, pescador profissional; Daniel Monteiro e Alan Paulino, diretores do Sindicato Rural de Cuiabá; Gomeraldo de Barros, engenheiro do CREA; Rogério Ramos, presidente da Cooperativa De Trabalho Multiplo E Desenvolvimento Sustentavel Do Estado De Mato Grosso (Coodesus); Antônio Júnior, vice-presidente da Coodesus; Roque Macedo, do Conselho Fiscal da Coodesus; e diversos outros produtores rurais da região. Essa ampla participação demonstra o interesse do setor produtivo em dialogar com o candidato e apresentar suas demandas, buscando uma gestão municipal mais atenta às necessidades do agronegócio local.
AGRONEWS é informação para quem produz