Notícias

Após carta aberta ao Bradesco, Nelore Brasil encerra conta de 20 anos, BB é novo destino

Após carta aberta ao Bradesco, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB retirou na tarde desta quinta-feira(13), toda movimentação financeira no banco, onde mantinha a conta há mais de 20 anos. A decisão foi tomada em função do posicionamento do Bradesco, contrário ao setor agropecuário brasileiro.

O presidente da Nelore Brasil, Nabih Amin El Aouar, informou ao AGRONEW® que a decisão da instituição foi migrar a conta para o Banco do Brasil e, para facilitar a assinatura, a documentação foi enviada da agência de São Paulo para assinatura na agência em Carlos Chagas/MG.

Carta aberta ao Bradesco

Em Carta Aberta, a entidade havia cobrado medidas mais eficazes do Bradesco e pede que “o banco invista em ações de comunicação realmente esclarecedoras sobre a produção de carne no Brasil, minimizando o prejuízo que suas ações recentes causaram”.

No informe, a ABCN disse que os Neloristas, responsáveis por 80% do rebanho brasileiro e mais de 90% da produção de carne bovina, e por isso exigem que o Bradesco explique:

  • Por que tomou uma medida gratuita, agressiva e equivocada contra o setor produtivo da carne bovina?
  • Como autorizou a divulgação de um conteúdo que acusa a pecuária de ser apenas emissora de gás metano, esquecendo a captura de CO2 pela produção vegetal dos pastos, o que muitas vezes gera créditos de carbono?

Não houve nenhuma movimentação do Bradesco, nem devolutivas ao comunicado aberto. Portanto a instituição decidiu encerrar sua conta no banco. A matéria completa com sobre a Carta Aberta você pode conferir clicando aqui.

Nelore Brasil encerra conta de 20 anos, BB é novo destino
Nabih Amin El Aouar, presidente executivo da ACNB e Izabel Guedes França, Gerente Geral da agência do Banco do Brasil em Carlos Chagas/MG

Sobre a polêmica com o Bradesco

Esta ação é resultado da indignação dos produtores rurais, principalmente os pecuaristas, contra uma campanha publicitária do Bradesco na qual em um vídeo aparece uma jovem sugerindo reduzir o consumo de carne e adotar a prática de comer um prato sem carne pelo menos um dia da semana, às segundas feiras, no movimento que ficou conhecido como “Segunda Sem Carne“. Você pode conferir como tudo começou, clicando aqui.

Este não é o primeiro rompimento do com o setor da carne brasileira, em comunicado publicado nas redes sociais logo no início da polêmica, a Estância Bahia Leilões anunciou o rompimento das relações financeiras com o banco Bradesco. A empresa, uma das principais do país no ramo de leilões, classificou a propaganda do banco nas redes sociais que associa a pecuária à destruição da camada de ozônio de “ato de insanidade”.

Em respeito à pecuária brasileira e indignados com o ato de insanidade do Bradesco, que viola os nossos mais de 40 anos de relacionamento bancário, retiramos 100% de nossa movimentação financeira da instituição”, diz o texto assinado pelo empresário Maurício Cardoso Tonhá, proprietário da Estância Bahia Leilões.

Churrasco na porta do Bradesco

Lideranças do setor da carne e entidades do agro realizaram no início deste mês (03), um churrasco na porta das agências do Bradesco em ato de repúdio ao comercial divulgado pelo banco que induzia a redução no consumo de carne.

O Sindicato Rural de Cuiabá, com apoio da Associação de Criadores de Mato Grosso – Acrimat, a Nelore MT e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu -ABCZ, organizou um churrasco em frente a agência central do banco em repúdio ao vídeo publicitário.

Com o nome de “Segunda com carne“, a manifestação pacífica, contou com a presença de pecuaristas e diversas lideranças do setor agro do estado. Populares que passavam pela agência do Bradesco puderam degustar uma deliciosa carne Nelore preparada com muito carinho pela equipe organizadora. Leia a matéria completa clicando aqui.

Revista Globo Rural incentiva “Segunda sem Carne” e Nelore Brasil repudia publicação

Na manhã desta segunda-feira, a Revista Globo Rural fez uma publicação em seu Twitter, divulgando uma receita de salada colorida ideal para a “Segunda sem carne“, a Nelore Brasil, considerou a publicação como um ataque ao agronegócio brasileiro. “Poderíamos esperar tudo, mas não a revista Globo Rural fazer post que deprecia a carne bovina, um alimento nobre, saudável e essencial para as pessoas. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil não podia ficar calada e expressa o seu profundo desapontamento com o desprezo da revista (que deveria defender o agro) aos pecuaristas brasileiros.“, escreveu Nabih El Aouar – presidente da Nelore Brasil.

Leia a matéria completa e veja a publicação da Revista Globo Rural clicando aqui.

Qual a sua opinião sobre isso? deixe seu comentário logo abaixo.

Na foto de capa: Nisio Hoffmann, pecuarista, Izabel Guedes França, Gerente Geral da agência do Banco do Brasil em Carlos Chagas/MG, e Nabih Amin El Aouar, presidente executivo da ACNB.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Mostrar mais
Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

99 Comentários

  1. Sábia decisão, não deveria ser outra. E que todas as demais entidades se dignem em fazer o mesmo, além de que o Bradesco tem o compromisso obrigatório de vir a público PEDIR PERDÃO AO AGRO, utilizando-se dos mesmos meios que se utilizou para tentar destrui-lo. Banco MISERÁVEL, tem mesmo é que se fud…er! VIVA AO AGRO, AGRO É VIDA! SEM ELE NAO HÁ ALIMENTO, E SEM ALIMENTO NÃO A HÁ!

      1. Até a Globo que é uma coisa ruim e nada que vem dela pode ser bom ou ai menos devemos ficar de orelha em pé enaltece o AGRO, ai vem o Bradesco e desmerece, tomou bem na cara. Agro é TUDO

      2. É esse povo que quer a volta da esquerda no poder, sempre ganhou dinheiro especulando e explorando o povo. E só avaliar qual a importância da pecuária no bolo pib. Não fosse o agronegócio nosso economia já ido para brejo. Quem decidiu essa campanha teria que ser demitido.
        o
        agronegocio

      1. Evito ao máximo comer carne, mas CONCORDO com a retirada das belas contas do Bradesco. Tudo isso por ganância política…. Triste, muito triste..

      1. Qual é a tua Tereza?. Sabe bem que quem lacra sai lacrado … você é candidata a ir pro mesmo buraco com o Bradesco !. AGRO E TUDO !.

    1. Pedir perdão deveria os pecuaristas pedirem a população brasileira ao usufruir de nossas terras e exportar a carne,deixando o povo Brasileiro com menos índice de proteína animal.Certo está o Bradesco mesmo.

      1. Por que vc não vai produzir …plantar ,colher ,criar uma vaca tirar leite … tratar um suíno …isso requer 365 dias do ano sem férias não fala o que não sabe …

    2. Com certeza vou pressionar meu pai a retirar a movimentação bancária dele com o Bradesco, meu pai tem fazenda de gado e com certeza meu pai não precisa do Bradesco

    3. Parabéns…meu novo amigo…
      Bradesco..um Banco contra o Brasil…. Feche sua conta no Bracomuna e responda para os que são contra o Brasil…Abraço

    4. Bela resposta .Este Banco e tão complicado e soberbo que a principal Agência de Pessoas Físicas e Jurídicas no Coração de Copacabana (Santa Clara) Está fechada tem 3 dias com um aviso colado no vidro tamanho A4 dizendo que estão higienizados o local.E uma série de comunicações truncadas de um banco que pela central fale difícil centenas de clientes perdem tempo em um atendimento nada convencional com muitos menus e falas que não resolvem nada.Bela iniciativa.

  2. Eu sou cristão tenho certeza da origem do homem na terra; mas como se diz por aí …na sua origem a milhões de anos o homem era um caçador primitivo vivia da caça e da pesca, então essa proteina foi vital na sua evolução.
    Será que essas ideias não estar em contradição. Minha opinião, essa foi uma ideia comprada por interesse comercial.
    Uma furada.

  3. Quen lacra não lucra…
    Se o Bradesco se posicionar contra p bolsonaro irei migrar para o banco do Brasil ou caixa
    Irei encerrar todas minhas contas

    1. Também já estou tentando abrir conta PJ no bnb, porém tá impossível só online, envio todos os docs pedidos mas não aceitaram um, que pelo meu entendimento é aquele solicitado, e não abre-se na agencia fisicamente, absurdo!!!

      1. Vi aqui muitos comentários de quem ganha dinheiro com a venda da carne. Já viu o preço da Carne? Teriam mais apoio se pensassem no consumidor brasileiro, por mim, dá lhe Bradesco. Alguns pode até ser, mas, quantas pessoas conhecem uma fazenda 100% correta nesses requisitos.

        1. Quer que dor carne pra vc, quando temos que pagar 1050 dólares por 1 tonelada de adubo não aparece aqui vcs pra reclamar ou apoiar, vai pagar o que o mercado prática, e o que fazemos, pagãos diesel caríssimo após taxados de destruidores de florestas mais não olham que preservais entre 20 e 85% de nossas propriedades e altos custos, não precisamos de apoio de quem nos aponta dedo sem nada fazer

    2. Está esperando o quê ? Eu não sou pecuarista, nem por isso vou concordar com essa insanidade do Bradesco, independente de posicionamento político, muito embora essa barbaridade daquele banco coaduna perfeitamente com as teses furadas da esquerda. Só pra deixar claro: sou Bolsonaro sempre e como carne todos os dias.

  4. Acho que faltou informações… “o Bahia Leilões”.. faz leilão do que? Quero acreditar que é de gado… mas msm assim falou está informação… e ainda na parte do texto que fala do “Bahia Leiloes”, há uma parte sem nexo, da uma lida lá… mas gostei da matéria…

  5. Vcs são retrógrados. Como a indústria do tabaco. São picunhentos e não tenho dúvida que o consumo de carne vai reduzir. Usam animais como produtos ganhando com o sofrimento de outras vidas. Não irão durar.

    1. Verdade em partes. Os animais não podem sofrer ao serem abatidos. Primeiro deves conhecer um abatedouro profissional, antes de falar qualquer coisa.
      Outro ponto, não sou produtor. Como consumidor, gosto sim de carne. É algo natural.
      Não me conformo com um ponto: Quem como carne, não fica fazendo propaganda e nem manifestação para deixarem de comer vegetais. Porquê então o contrário tem que acontecer? Fora isto, ainda me pergunto: de cada 1000 pessoas, quantas comem somente vegetais? Se a resposta for a minoria, penso que o “errado” seja a minoria.
      Assinado: Um carnívoro (com orgulho) que também gosta de salada.

    2. Um boi desossado e em cima de uma churrasqueira é bom demais. Néctar dos deuses. Se botar na calculadora, essa lacração custou milhões ao banco. Trabalho no BB e sei a importância de um pequeno empresário para uma agência, imagina a grana que esses pecuaristas vão deixar no concorrente.

    3. Verdade, tudo é interesse financeiro. O Bradesco quis fazer um marketing, visando conquistar um determinado público, e certamente sabia da repercussão que viria, mas, temos que reconhecer, teve peito pra mexer com esse vespeiro.

  6. Exemplo de atitude, todos os setores de produção de carnes ( gado, frango, peixes, etc…) tinham que mudar de banco, e a LACRAÇÃO ir pro bradescocô

  7. Que sirva de exemplo para outras empresas para que as mesmas deixem de contratar ativistas mal informados/intencionados para cargos que podem comprometer a imagem das mesmas (BRADESCO, HEINEKEN, FIAT etc.). Esta de parabens a Associaçāo: LACROU? BOICOTE NELES. temos altetnativas.

  8. Sairia do Bradesco também, mas não por esse marketing, esse insight do Bradesco foi divino. Como outro disse, foi pela forma generalista, onde pecaram. Todo mundo sabe que o consumo excessivo de carne causa infarto e câncer. E o excesso de vacinas e vermifugos? Eu sairia do Bradesco pela forma fria onde tratam clientes de forma descarada como números. O atendimento é péssimo, não se atualizaram. Tem um App ridiculo que manda mensagens insistentes onde conseguimos emprestimos com muita facilidade mas dificulta muito o pagamento levando os clientes à inadimplencia.
    Esse Banco é lindo por fora mas vive na idade da pedra.

  9. Achei muito divertido esse trecho que diz “conteúdo que acusa a pecuária de ser apenas emissora de gás metano, esquecendo a captura de CO2 pela produção vegetal dos pastos”. Peço que me respondam o que havia antes de plantar o pasto, concreto?😂😂😂 vocês são ótimos!

    1. Isso aí Ricardo!! O que havia antes dos longos e compridos pastos?? Claro que era Floresta!!! Por isso que estamos vivendo uma das maiores crises hidricas da historia da nação, ninguem quer saber de preservar, somente de ver lucros !!! Será que beberão carne e comerão $$$ cifrões??

      1. Observem que a questão é sobre a pecuária e os produtores usam o termo agronegócio, como se fosse a mesma coisa o que definitivamente não é.

  10. Louvável a atividade dos pecuarista brasileiros serve de exemplo para os demais Brasil acima de tudo Deus acima de todos 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  11. Parabéns as instituičoes! O Bradesco demonstrou estar contra o Agro, e quer prejudica-lo, pois o agro está segurando o Brasil, e sustentando um apoio ao governo Bolsonaro. Tudo faz sentido olhando este lado político. Pois o Bradesco financia inúmeros projetos do agro, afinal se ele não acredita no agro, por que coloca recurso lá? Seria ganância e hipocrisia?

  12. Então…
    O Bradesco entrou no barulho dos mimizentos, com séria intenção de lacrar.
    Não deu, incomodou, ao setor mais robusto e produtivo da América Latina.
    Embarcou na onda de “influenciadoras” desclassificadas.
    Amador Aguiar, também agropecurista, deve estar se remexendo no túmulo!
    Bem feito!

  13. Parabens ao agronegocio. Se nao fosse o agro, estes hipócritas passavam fome, pois nao tem coragem de trabalhar, pois so o q sabem fazer é criticar

  14. O maior erro do Bradesco nem foi ter feito a propaganda pelo carbono e tal. Seu maior erro foi não ter revisado e/ou autorizado previamente o texto. Aquelas influenciadoras influenciam quem na verdade? Alguns jovens sem personalidade TALVEZ.
    Como sempre digo: Porquê quem como vegetal faz tanta força para que não haja consumo de carne se o inverso nunca aconteceu?

  15. Corretíssimo a decisão e se eu tivesse conta no Bradesco com sou contra a campanha deles tbm tiraria minha conta de lá. Por menor que seja minha movimentação é de grão em grão que a galinha enche o papo.

  16. Depois de tanta polêmica , fui até ver a tal campanha publicitaria contra a ” carne”… Não que o Banco Bradesco mereça até porque precisa aprender a atender e ter mais respeito com seus clientes; mais o que vi foi simplesmente uma Campanha de Concientização e Hábitos de Vida + Saudaveis e Sustentáveis.Alguem morreria em fazer Jejum de Carne na Segunda Feira??A campanha até incentiva a redução de lixo e até orienta o reuso com aplicação de composteira para transformar em adubo para os jardins!! Onde está o errado nisso?? Reduzir a produção de gás metano?? Que o Agronegócio é muito importante para economia Brasileira , todos sabemos, mas no caso da pecuaria ela tem sua parcela de culpa tanto no que tange o aumento do desmatamento, quanto na produção de gases nocivos causadores do efeito estufa e do aquecimento global.Milhoes de Brasileiros , todos os dias passam fome… Será que deixariam de exportar a carne pra fora somente 1 dia por semana para alimentar nossa propria nação??

  17. Depois de tanta polêmica , fui até ver a tal campanha publicitaria contra a ” carne”… Não que o Banco Bradesco mereça até porque precisa aprender a atender e ter mais respeito com seus clientes; mais o que vi foi simplesmente uma Campanha de Concientização e Hábitos de Vida + Saudaveis e Sustentáveis.Alguem morreria em fazer Jejum de Carne na Segunda Feira??A campanha até incentiva a redução de lixo e até orienta o reuso com aplicação de composteira para transformar em adubo para os jardins!! Onde está o errado nisso?? Reduzir a produção de gás metano?? Que o Agronegócio é muito importante para economia Brasileira , todos sabemos, mas no caso da pecuaria ela tem sua parcela de culpa tanto no que tange o aumento do desmatamento, quanto na produção de gases nocivos causadores do efeito estufa e do aquecimento global.Milhoes de Brasileiros , todos os dias passam fome… Será que deixariam de exportar a carne pra fora somente 1 dia por semana para alimentar nossa propria nação??

    1. Perfeito! Concordo com todo o seu ponto de vista.
      No fundo, os pecuaristas só estão preocupados com os seus lucros.Eles querem que toda a população acredite que proteção ao meio-ambiente é “coisa de comunista” e comer menos carne é “coisa de viado”…
      Fiquei sabendo dessa propaganda através da crítica feita por um amigo, que é uma ótima pessoa e muito inteligente, porém é veterinário de gado, e, como todos, só está olhando para o próprio umbigo.
      Com menor consumo de carne (e de leite), economizamos água, já que o gado bebê absurdamente, e ganhamos área produtiva pra aumentar a produção de alimentos, já que num alqueire se produz muito mais vegetais de alto teor nutritivo do que carne.

  18. Sim, estou com o pessoal da Agro.
    Também irei encerrar minha conta no Bradesco, passando a utilizar a Cx. Econômica.

  19. Um boi bebe mais de cinquenta litros de água por dia. Uma vaca leiteira bebê muito mais que isso. Há um documentário que trata de um confinamento de gado nos Estados Unidos que utiliza água de um aqüífero e que tem potencial pra secá-lo em poucas décadas. Esse mesmo aqüífero demoraria dezenas de milhares de anos pra ser recomposto.
    A produção de um quilo de carne vermelha demanda muito mais área produtiva que o necessário pra produzir um quilo de carne branca, e bem mais ainda do que o necessário para a produção de alimentos de origem vegetal de alto teor nutritivo.
    Comemos carne e bebemos leite de animais com altas cargas de hormônios e que recebem medicação de todo tipo…
    Infelizmente muita gente não sabe de nada disso…
    A força do dinheiro dos pecuaristas, uma das grandes responsáveis pela netasta bancada ruralista do Congresso, tenta calar quem tenta dizer essas verdades.
    Lastimável como tanta gente defende isso!

  20. Deveriam ter para Itaú então, Bradesco Tbem não pode ser omisso só pra garantir agrados, este é problema, não se pode se posicionar pra nada ,tem que ser puxa saco de tudo.
    Bradesco ganhou milhões de clientes tbem que aderem a campanha.

  21. Certisaimos, produtor forte é produtor ubido, afff tem gente q faz comentário que não sabe nem o que é uma vaca, quem dirá sabar a dificuldade de produzir.

  22. E aquele ditado:
    Negócios são negócios, amizade a parte.
    Não caberia outra atividade dos agropecuárista.
    Deram a oportunidade da instituição se manifestar eles não deram valor nos seus clientes por duas vezes: a lacração de não comer e depois de não se retratarem publicamente.

  23. Se eu fosse cliente tb teria encerrado minha conta. Esta turma pede respeito pelo que eles não tem, só acham valido suas ideias. Na democracia só existe com liberdade e nunca querer impor qq coisa. Sou vegetariano e estou contra esta infeliz posição do Bradesco. Temos que lutar pela nossa liberdade de escolha com todo respeito aos que não comungam conosco.
    Caso o Bradesco não se retrate em rede nacional em horário nobre e em cartazes em suas agências, eu sou a favor que todos que valorizam a liberdade deveriam encerrar suas contas. Do mesmo modo em bocoitar a Fiat pela estúpida atitude a meses atrás.

  24. Não conheço essa associaçåo de criadores de nelore do Brasil,mas o BRADESCO conheço muito bem.BRADESCO um banco explorador de funcionário e de clientes .

  25. A toda ação temos sempre uma reação oposta e de igual intensidade, porém em sentido contrário.
    Por isso temos que pensar muito antes de fazer ” certas” coisas. Inclusive propagandas colocando a população e a opinião pública, prejudicando o carro chefe dessa nação, q é a agropecuária brasileira.

  26. Parabéns à ACBN!! Precisamos de iniciativas como esta para mostrar a essa turma “progressista”, que quer de volta o governo mais corrupto da história do país, que o povo acordou e quer um país decente.

  27. Pelo tamanho da asneira cometida pelo Bradesco, percebe-se logo a incompetência de sua diretoria… logo se deduz porque querem tanto o Lula de volta. E assim, sem nenhum esforço cognitivo, continuarão tendo lucros astronômicos.

  28. Bradesco instituição sólida, quem nunca errou que atire a primeira pedra, ninguém é obrigado manter a conta neste Banco, esse pessoal que fechou a conta lá não vai fazer nenhuma diferença, o presidente do Bradesco nem vai dormir preocupado, ser Banqueiro nunca tem prejuízo.

  29. Bando de Hipocritas!!! Globalistas!!! Fazem campanha contra o consumo de carne mas em suas mesas e churrascos tem sempre um bom pernil assado!!!! HIPOCRITAS!!!!!! 🤮🤮🤮🤮🤮

  30. Prezados!
    Mesmo antes de ler esta reportagem já tinha comentado com minha família em comer menos carnes e mais frutas e legumes. A carne, reconheço, é necessária por conta das proteínas, mas comer carne três vezes por semana é o suficiente. Comendo menos carnes estaremos ajudando o meio ambiente e a nossa saúde. Sou totalmente favorável a segunda sem carne. Vamos pensar no planeta, em nossos descendentes e não apenas em nosso bolso.

  31. Só pro Bradesco que custou caro? Já estou acompanhando essa notícia desde os meus 16 anos. Fico pensando, será que essa troca não vai chegar na conta do supermercado? Não posso ser ingênuo a ponto de pensar ou até sonhar que o preço que está hj vai ficar no mínimo congelado. Com o domínio de pelo menos 80%? Segundo o texto. Quem vamos culpar depois? Eu sou consumidor não vejo com bons olhos essa notícia. Estamos passando hj exatamente a mesma coisa só que em outro setor. A conta vai chegar. Uma decisão desse porte, tamanho, magnitude ou qualquer outra palavra não é tomada assim do nada por conta de uma propaganda de televisão ou outras coisas. Lucros emcima de lucros. Quero estar muito errado com essa notícia. Minha opinião pessoal. A economia a gente ve depoisss. Não estou a favor de ninguém e muito menos contra. Mas é de ficar de olho.

  32. Parabéns aos pequarista pela a posição tomada não é uma questão de carne cara ou barata a questão é um posti negativo para o Brasil. Precisamos de apoio ao agro assim seremos recompensado por tal pobres ricos gerando renda empregos pra nação Precisamos de apoio não de difamação

  33. Ótima decisao. Eu, com minha humilde conta no Bradesco, desde 1977, fui questionar valores de taxas no cartao de crédito, citei meu tempo de fidelidade com o Banco, o Gerente de Servico, me respondeu. Senhor, sua conta de quase 40 anos e uma conta com 6 meses prá nós é a mesma coisa. Nao pedi tratamento diferenciado, só pouco mais de reconhecimento. Limpei meu saldo de c/corrente e poupanca, migrei na hora!!

  34. isso é uma querra de poder. primeiro a agro tinha éra que rever o valor da carne que está um abesurdo. depois deveria fazer campanha de preço baixo aí sim eu queria ver quem sairia ganhando? certamente seria o povo brasileiro. mas infelizmente o interesse deles não é esse.por que isso aqui é Brasil!!!!!!

  35. O povo brasileiro tá bem fu***o mesmo, td vira briga de interesse político neste País, e o povo de nada se beneficia nesta guerra, q até ontem nem se sabia ao certo ou se ouvia falar, hj em dia se verifica nas coisas mais corriqueiras do dia a dia, como comprar uma carne pra fazer o almoço pra família. Até onde isso irá é oq me preocupa!!! Que Deus nos proteja 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados