Cinco motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a 28º edição da Operação Lei Seca, realizada na tarde deste domingo (25.08), em Várzea Grande. A ação começou às 16h50 e seguiu até às 18h20. No período foram confeccionados 56 Autos de Infração de Trânsito (AITs), 20 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 28 veículos foram recolhidos e 186 testes de alcoolemia realizados.
A ação repressiva ocorreu na BR-070, em frente a um hotel da região. Do total de Autos de infração, 14 foram pelo artigo 165 (dirigir sob influência de álcool), dois pelo artigo 165-A (recusa a ser submetido ao teste de alcoolemia) e 23 pelo artigo 230,V (veículo com irregularidades documentais). Todos os AITs são aplicados com base na Lei Nº 9.503, do Código Brasileiro de Trânsito.
A Operação Lei Seca é realizada de forma integrada e coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Nesta edição, participaram representantes das Polícias Militar (PM-MT), Civil (PJC-MT) e Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Guarda Municipal, e Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen).
Infração
A multa para o motorista que é flagrado dirigindo sob efeito alcoólico é de R$ 2.934,70. No momento do teste do bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime.
Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.