Assista o Boletim CLIMATEMPO 10 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo nas regiões produtoras do Brasil
Nesta quarta-feira atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZACS, continua contribuindo para a formação de um extenso corredor de umidade desde a região Norte até as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
Por isso a situação permanece de alerta para temporais que podem acontecer a qualquer hora do dia especialmente em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, em Goiás, Distrito Federal e por toda faixa que vai desde oeste da Bahia e do Tocantins até áreas da região norte como sul do Amazonas, Acre e o estado de Rondônia.
A chuva também acontece a qualquer momento do dia, mas com menor intensidade e por causa da passagem de uma frente fria Rio de Janeiro na faixa leste de São Paulo, que inclui a capitel e também na região de Curitiba. Por outro lado, Florianópolis e o Rio Grande do Sul permanecem com tempo firme até com tendência de elevação na temperatura.
Ar seco também para grande parte do interior do Nordeste, enquanto a chuva continua acontecendo de forma passageira sobre as capitais da região.
Nas demais áreas do país, a quarta-feira será de sol, calor e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. No Rio de Janeiro o dia começa com 19º e a máxima dia 23º, em Salvador a mínima de 23º e máxima de 31º.
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 10 de novembro 2021
Brasil com chuva volumosa e temperaturas amenas nesta semana
Uma área de baixa pressão nas camadas mais baixas da atmosfera e a circulação de ventos nas camadas mais altas estão favorecendo a formação de nuvens muito carregadas em parte do centro-norte do Brasil. Ao longo desta terça-feira (09) e da quarta-feira (10), há alto risco de temporais no norte de Mato Grosso e de Goiás, no centro-oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí, no Tocantins, no Maranhão e no Pará.
Nova ZCAS se configura
Além disso, ao longo desta terça-feira (09), a Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) vai se configurar sobre o Brasil e vai atuar até o final da semana entre o Sudeste e o Norte do País. Com isso, nos próximos dias, a chuva será frequente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, além do norte de Mato Grosso do Sul e sul do Pará e do Tocantins. Nessas áreas, os volumes acumulados até sexta-feira (12) ficam entre 80 e 120mm de forma geral, mas pontuais entre 120 e 150mm podem ser observados.
A Climatempo alerta para o risco de chuva forte e volumosa, com raios e eventuais rajadas de vento. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e até deslizamento de terra.
Invernada pode trazer prejuízos em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte
A previsão é de invernada de aproximadamente dez dias em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, com isso os trabalhos de campo podem enfrentar dificuldade neste período. Outro destaque é o aumento na chance de aparecimento de doenças, como a ferrugem asiática na soja, por exemplo. Os produtores deve ficar atento ao longo das próximas semanas.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz