Confira o Boletim CLIMATEMPO 23 a 26 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do Brasil, nos próximos dias.
Essa semana será marcada pelo retorno da chuva sobre áreas da região Sul do país e esta chuva vai cair sobre áreas produtoras da região. Os maiores volumes acumulados vão se concentrar sobre o Oeste dos três estados, principalmente sobre o extremo Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
Embora as demais áreas da região tenham valores menos expressivos, a chuva vai ser persistente durante alguns dias.
Na região Centro-Oeste também tem condição para chuva forte ao longo de toda esta semana. Porém essa chuva vai intercalar com períodos de melhoria, o que vai ajudar a retomada dos trabalhos em campo.
No Nordeste do país também tem condição de chuva sobre áreas produtoras do Matopiba, sul do Piauí, sul do Maranhão e também sobre o oeste da Bahia, onde os volumes serão um pouco mais expressivos ao longo dos próximos dias e isso pode ajudar a melhorar a qualidade da umidade do solo.
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 23 a 26 de novembro 2021
Chuva se concentra no Centro-Norte a partir desta segunda
O céu fica carregado em áreas do Centro-Oeste, principalmente entre o norte de Mato Grosso do Sul e o estado de Goiás. Também há muita variação de nebulosidade na Região Norte do Brasil, principalmente entre o Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. Nas Regiões Sul e Nordeste, o predomínio é de céu mais aberto, com algumas nuvens entre o Piauí e o Maranhão, e alguma nebulosidade entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná.
CLIMATEMPO SUL
Uma massa de ar seco mantém o tempo firme e quente sobre o Sul do país, só há condição para chuva sobre áreas do sul do RS e campanha gaúcha, por causa da aproximação de uma nova frente fria. Também são esperadas rajadas de vento de até 60km/h no centro e sul do RS.
CLIMATEMPO SUDESTE
No Sudeste, a semana vai começar com condição de tempo firme sobre o estado de SP, centro-sul de MG, RJ e sul do ES, apenas com variação de nuvens em algumas áreas, mas o predomínio será de sol e temperaturas em elevação. Nas demais áreas do estado mineiro, a condição é para chuva forte e até alguns temporais sobre o noroeste do estado, e também chove de maneira persistente no norte do ES.
CLIMATEMPO CENTRO-OESTE
No Centro-Oeste são esperados temporais entre o norte de MT, norte de GO e DF. O sol aparece entre muitas nuvens e os volumes de chuva seguem elevados. Nas demais áreas de GO e MT e extremo norte de MS, há condição para chuva pontualmente forte e com raios. No MS o predomínio ainda é de tempo firme e sol. Apesar da chuva, a região terá um dia quente.
CLIMATEMPO NORDESTE
Na região Nordeste, chove de moderada a forte intensidade entre o sul e oeste da BA, MA e sul do PI. Rajadas fortes de vento são esperadas de uma área desde o SE, até o CE e litoral do PI. Em Grande parte do CE e no litoral desde o AL até o RN, pancadas rápidas, isoladas e muito fracas de chuva.
CLIMATEMPO NORTE
Na Região Norte, a borda de VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) vai ajudar a manter o tempo instável e com chuva em grande parte da região. As pancadas vão ser fortes em todos os estados, com alerta para temporais entre RR, centro e leste do AM, norte de RO, sudoeste do PA e sul do TO.
Alertas meteorológicos
Alerta para temporais em Roraima, centro e leste do Amazonas, norte de Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Tocantins.
Rajadas de vento de 45 à 55km/h desde o norte de Sergipe, até o Ceará e litoral do Piauí.
Atenção para chuva com moderada a forte intensidade entre o Maranhão, sul do Piauí e sul e oeste da BA.
Atenção para rajadas de vento que podem chegar a 60km/h no centro e sul do Rio Grande do Sul.
Atenção para rajadas de vento de até 50 km/h no leste de SC.
Alerta para temporais no centro e norte de Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal.
Alerta para temporais no noroeste de Minas Gerais.
Chuva forte, com rajadas de vento e raios no triângulo mineiro, centro e norte de Minas Gerais.
Chuva forte, com rajadas de vento e raios no centro-sul de Mato Grosso, sul de Goiás e extremo norte de Mato Grosso do Sul.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz