O Pastor Australiano é um cachorro de alta inteligência que foi criado para conduzir rebanhos, fazendo seu trabalho instintivamente. O AGRONEWS®, separou para você leitor mais informações sobre este importante cão de fazenda, confira a seguir:
Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®
O “Australian Shepherd” é uma raça originada dos EUA que foi levada à Austrália, sendo especialmente desenvolvida por pecuaristas australianos. Com o tempo, e muitas notícias sobre as riquezas encontradas no novo mundo, alguns fazendeiros deixaram a Austrália em busca de melhores pastos migrando para os EUA, mais precisamente na região da Califórnia.
Sua inerente versatilidade e sua personalidade facilmente adaptável ao treinamento, tornaram-no valioso para fazendas e ranchos americanos. Os fazendeiros americanos mantiveram sua versatilidade, inteligência aguda, forte instinto de pastoreio e sua agradável aparência que, desde o início, ganhou grandes admiradores. Devido seus numerosos atributos, o Pastor Australiano têm aumentado sua popularidade. É uma raça reconhecida pela CBKC “Confederação Brasileira de Cinofilia”.
Dados importantes da raça
- Origem: Estados Unidos (EUA);
- Peso: Fêmea 16-25 kg, Macho: 25-32 kg;
- Altura: Fêmea: 46-53 cm, macho 51-58 cm;
- Expectativa de vida: de 13 à 15 anos;
- Nível de Inteligência: Alto;
- Nível de Energia: Alto.
Características
O Pastor Australiano tem excelente condição física. Ele é atlético e tem muita energia para gastar, sendo excelente na condução de rebanhos. Acredite, ele gosta de trabalhar, seja aprendendo e praticando truques, competindo na agilidade do cão, na lida com os gados ou até mesmo em alguma atividade tanto física quanto mental. Devido o seu alto nível de inteligência e características físicas semelhantes, ele chega a ser confundido com a raça “Border Collie”.
O “Australian Shepherd” revela-se muito ativo e maleável durante a guarda tanto de carneiros quanto de bovinos, sabendo guiar na direção dos cercados, emitindo por vezes um “grito” muito particular, entre um latido e um pio. São cachorros muito procurados pelos pecuaristas, devido sua habilidade natural na lida de gados.
Temperamento
Hoje, o Pastor Australiano é o mesmo cão cheio de vitalidade e inteligência que se mostrou habilidoso tanto à fazendeiros como aos agricultores no Velho Oeste. Ele é amado por muitos, dedicando sua vida a família com fidelidade e companheirismo, sendo protetor e leal.
São cachorros bastante sociáveis, por isso gostam de estar perto de humanos e outros animais (principalmente se tiverem sido socializados desde pequenos).
Habilidades
O Pastor Australiano ou Australian Shepherd é utilizado como cães de trabalho, sendo muito útil como cão de pastoreio.
O Australian Shepherd é um cão de trabalho, inteligente, com um forte instinto de pastoreio e guarda. Companheiro leal e com garra para trabalhar o dia inteiro. Com uma disposição equilibrada, ele é
naturalmente dócil e raramente briguento. Pode ser um pouco reservado num encontro inicial.
O Pastor Australiano, popularmente chamado de “Aussie” nos EUA, possuí um senso de humor e disposição que encantam os fazendeiros. É incrível como eles estão sempre dispostos para uma brincadeira e são incansáveis, o que faz dele o queridinho dos americanos para a função de cão de trabalho.
O Pastor Australiano é um cão silencioso. Ele emite sons somente quando for necessários, geralmente emitem os sons dos latidos apenas na lida do gado.
Curiosidades
- O Pastor Australiano é muito usado em fazendas, para cães de pastoreio, mas devido seu alto nível de inteligência, também está sendo muito usado como cão-guia, cães de serviço e cão de busca e resgate, por ter um faro preciso e alta agilidade;
- Ao contrário do que o próprio nome indica, a raça desse cachorro é considerada norte-americana. Embora sua origem seja australiana, foi no Oeste dos Estados Unidos que os padrões da espécie foram trabalhados e registrados oficialmente;
- O “Australian Shepherd” tornou -se famoso ao ser muito utilizado para exposição e realização de truques nas arenas de rodeios;
- Também chamado de Aussie pelos americanos, o cachorro se tornou um personagem icônico da cultura Cowboy nos EUA.
Esse foi então o Pastor Australiano, muito útil cão de trabalho, queridinho dos fazendeiros americanos. E você leitor, também tem experiências com o “Australian Shepherd”? Conte-nos abaixo!!
AGRONEWS® é informação para quem produz