O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizará entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro o 3º Simulado de Emergência Sanitária para Influenza Aviária e Doença de Newcastle. O evento, realizado em Nova Mutum, conta com o apoio da Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav), Federação de Agricultura e Pecuária do estado de Mato Grosso (Famato) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT).
O objetivo do treinamento é atualizar conhecimentos e padronizar as ações de vigilância e contingência das doenças de controle oficial, entre elas, influenza aviária e doença de Newcastle. A capacitação será para profissionais médicos veterinários do Indea, da iniciativa privada, ministério da agricultura e órgãos de defesa sanitária animal de outros Estados.
A programação contempla ainda o simulado de gabinete que consiste em uma simulação da logística (deslocamento de pessoal, envio de amostras, distribuição das equipes, bloqueio de área e interdição de propriedades, entre outras), investigação epidemiológica e rastreamento de origem ou destino de animais; registro e comunicações internas e externas, avaliação de estratégias, métodos de contenção da disseminação (vacinação, sacrifício, destruição) e instituições envolvidas na organização do atendimento a focos.
Veja a programação da simulação no anexo.