<![CDATA[
Os preços da soja vêm caindo de forma intensa no Brasil neste começo de outubro, influenciados sobretudo pela menor demanda externa – as exportações nacionais de 2022 são as menores em três anos.
Além disso, pesquisadores do Cepea destacam que a desvalorização do dólar frente ao Real, estimativas indicando produção recorde no Brasil e o avanço da colheita nos Estados Unidos reforçaram o movimento de baixa das cotações. Ainda, muitos vendedores buscaram liquidar parte do remanescente da safra 2021/22, no intuito de “fazer caixa”.
Como vimos na análise da semana anterior, os preços internos do farelo de soja estão em alta, mesmo diante das desvalorizações do grão no Brasil e do derivado nos Estados Unidos (EUA).
Do lado das exportações, dados da Secex apontam que, em setembro, foram escoadas 4,29 milhões de toneladas de soja em grão, 27,8% a menos que em agosto e 11% abaixo do volume de setembro/21.
Na parcial de 2022 (de janeiro a setembro), saíram dos portos brasileiros 70,76 milhões de toneladas do grão, a menor quantidade desde 2019, quando considerados os nove primeiros meses do ano. Segundo pesquisadores do Cepea, a queda nas exportações brasileiras se deve, sobretudo, à menor demanda da China.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Confira 5 curiosidades interessantes sobre a soja, clique aqui.
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS® com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>Confira a previsão do tempo para o período de dezembro de 2024 e janeiro e…
Estudo revela aumento do custo de produção e mudança na estrutura de financiamento observada nos…
Preços do boi em queda no início de dezembro refletem a dinâmica do mercado, veja…
A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas,…
Computação quântica tem forte potencial em bioinformática, modelagem climática, sensoriamento remoto e agricultura inteligente. Uma…
No mercado do arroz, estabilidade nos preços marca o cenário com olhares voltados ao dólar,…
This website uses cookies.