A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o proprietário da rede de óticas Bamboo e Paris Vision, Eduardo Carvalho, a fabricante de lentes Hoya, o Instituto Lions da Visão e as Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Saúde (SES) e de Educação (Seduc) formataram uma ação voltada para crianças e adolescentes da rede escolar estadual com problemas de visão.
O objetivo da ação é fornecer óculos de grau para os alunos matriculados na rede de ensino estadual.
Para isso, o Instituto Lions da Visão, em parceria com a Seduc, fará exames de acuidade visual nas escolas estaduais para, neste primeiro momento, identificar as crianças e adolescentes que possuem algum tipo de problema. Posteriormente a esta primeira triagem, os estudantes passarão por consultas oftalmológicas, para, em seguida, receber os óculos de grau.
Mil armações de óculos foram doadas pelo empresário Eduardo de Carvalho e a fabricante de lentes Hoya fornecerá os mil pares de lentes, que deverão atender, neste primeiro momento, às unidades escolares estaduais dos municípios de Cuiabá em Várzea Grande.
O primeiro mutirão de exames será feito na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. A ação se estenderá depois para as demais escolas e para o interior do Estado.
“Somos muito gratos pela sensibilidade e pela doação do empresário Eduardo e sua esposa Marlene Sylveira, que são meus parceiros há anos nas ações sociais. Temos muitas crianças sem condições de comprar óculos e recebo, constantemente, relatos de crianças e adolescentes que tiram notas baixas, têm pouca concentração na sala e, às vezes, os problemas são por falta de um exame de vista e a necessidade de usar óculos. Tenho certeza de que essa iniciativa vai contribuir muito para o rendimento destas crianças e adolescentes. Eu uso óculos e sei o quanto é difícil ficar sem eles”, pontuou a primeira-dama.
Eduardo de Carvalho contou que a ideia surgiu após ter recebido um pedido, por meio das redes sociais, para ajudar o menino Lucas, de Lambari D´Oeste, que foi diagnosticado mais de 10 graus de miopia e, devido à falta dos óculos, não conseguia enxergar praticamente nada e ficava introspectivo.
“Ele tinha uns óculos antigos, todo quebrado, e quando me procuraram eu fiquei muito sensibilizado e imaginei que assim como o Lucas há outras milhares de crianças na mesma situação. Como sei da seriedade e do envolvimento da primeira-dama em causas sociais como essa, eu a procurei para começarmos juntos mais esta ação social. Tenho certeza de que conseguiremos juntos ajudar muitas crianças de Mato Grosso e estou muito feliz com isso”, disse o empresário.
O presidente do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, destacou que a instituição tem condições de realizar os exames de acuidade de forma gratuita nas escolas e também capacitar profissionais da rede estadual de ensino para atuar como multiplicadores, realizando as acuidades na rede.
Em relação às consultas oftalmológicas, o Lions e a Secretaria de Estado de Saúde irão verificar como serão realizadas. Carvalho também se dispôs a verificar a possibilidade de ser firmar uma parceria com a Associação Mato-grossense de Oftalmologia para somar no mutirão de consultas.
A previsão é de que no mês de setembro seja divulgado o cronograma de atendimento nas escolas estaduais.