Vinte peritos oficiais criminais lotados na Coordenadoria de Perícias Externas da Politec participam da capacitação em operação de Aeronave Remotamente Pilotada, conhecida como drone. A programação teve início nesta segunda-feira (26.08), com a exposição de conteúdos teóricos, e será concluída na sexta-feira (30.08), com carga horária total de 40 horas semanais.
As atividades práticas, que incluem instruções práticas de voo, serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, a partir das 8h30, até as 17h30, no Plantão Metropolitano Integrado da Politec (Avenida Rui Barbosa, nº 484. Bairro Parque Universitário, Cuiabá/MT)
A capacitação é oferecida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A técnica é necessária para a utilização do equipamento nos levantamentos de locais de crime, nas medidas para a elaboração de croquis nos laudos periciais. Durante o curso, os participantes terão conhecimento das legislações vigentes mais recentes, que regulamentam a utilização de drones, até exercícios práticos.
Tal capacitação é fundamental para garantir a utilização dessas aeronaves dentro das normas estabelecidas, garantindo a segurança do operador e dos indivíduos presentes no perímetro do voo, bem como a integridade e durabilidade do equipamento.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de realizar a operação do Drone de forma segura, aplicando o conhecimento ministrado no que diz respeito á legislação vigente regulamentada pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo e Agência Nacional de Aviação Civil.