Uma comitiva da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) embarca neste sábado (21.05), para participar da 84ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris (França). Durante a cerimônia será entregue o certificado internacional de zona livre da peste suína clássica ao estado de Mato Grosso. O evento começa neste domingo (22.05) e segue até sexta-feira (27.05).
Para chegar a esse reconhecimento, Mato Grosso precisou se adequar aos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela OIE. O pleito foi possível em função da parceria realizada entre a atual administração estadual e a Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat) com a instalação de barreiras fixas sanitárias na fronteira com o Pará. O parecer técnico recomendando a inclusão de Mato Grosso no status de zona livre seguiu para os 180 países-membros da organização para manifestação técnica sobre o assunto.
Além da entrega, também está pautado para discussão na reunião da OIE a votação da adequação dos manuais e códigos sanitários que estabelecem as regras para a implantação de programas e do comércio internacional de animais e seus produtos.
Atualmente, apenas dois estados já tem o certificado de zona livre da peste suína clássica: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, a erradicação da doença já está próximo do nível nacional, pois 13 estados além de Mato Grosso serão contemplados com o certificado. Dentre eles: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins e Distrito Federal.
Fazem parte da comitiva da Acrismat o presidente, Raulino Teixeira Machado, o diretor executivo, Custódio Rodrigues de Castro Júnior, o conselheiro fiscal suplente, Itamar Canossa, o primeiro diretor tesoureiro Luiz Antônio Ortolan, o segundo diretor tesoureiro, Moisés Sachetti, o médico veterinário da associação, Igor Queiroz Silva e os produtores, Fernando Cordeido de Barros, Marcelo Dias Lopes e Nilo Chaves de Sá.