O Vietnã sacrificou mais de 1,2 milhões de suínos infectados com peste suína africana, disse o governo nesta segunda-feira, à medida que o vírus continua a se espalhar rapidamente no país do Sudeste Asiático
Os suínos respondem por três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país com 95 milhões de habitantes onde a maior parte do rebanho local de 30 milhões de suínos é criada domesticamente.
O vírus foi detectado inicialmente no Vietnã em fevereiro, tendo desde então se espalhado para 29 províncias, incluindo Dong Nai, que fornece cerca de 40% da carne suína consumida em Ho Chi Minh, polo econômico ao sul do país.
“O risco de o vírus espalhar ainda mais é muito alto e a evolução do surto é complicada”, disse o governo em um comunicado.
O governo acrescentou que muitas províncias falharam em detectar surtos e abater os suínos infectados da maneira adequada devido à falta de recursos e do espaço necessário para enterrar os animais mortos.
A doença, que não causa danos para humanos mas é incurável em suínos, também tem se espalhado rapidamente pela vizinha China.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aconselhou em março que o Vietnã declarasse o surto de peste suína africana como uma emergência nacional.
Fonte: Reuters