40ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano será palco de Concurso de Adestramento Nacional

Competição estará entre os destaques da programação da principal mostra da raça Lusitana nas Américas

A 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, marcada para acontecer no período de 18 a 22 de maio, na Sociedade Hípica Paulista (SHP), em São Paulo (SP), irá reunir os melhores conjuntos do Adestramento brasileiro para a disputa de duas aguardadas competições: o Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e a Copa ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano).

As provas da modalidade olímpica, que contam com a organização e parceria da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH), estão previstas para acontecer ao longo da quinta-feira 19 de maio e da sexta-feira 20 de maio, sob o comando do trio de juízes internacionais formado por Ingrid Everett (Argentina), Christine Prip (Dinamarca) e pelo coronel Marcio Camargo (Brasil), a quem também caberá a tarefa de presidir o júri de campo da competição.

Segundo os organizadores, o CAN terá ainda caráter observatório dentro do processo de formação da equipe brasileira para os Jogos Sul-Americanos 2022, cujas disputas acontecerão na cidade de Assunção (Paraguai), entre os dias 1º e 15 de outubro, com realização da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana).

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Referência internacional

Segundo Ismael Gonçalves da Silva, Presidente da ABPSL, a raça é hoje uma referência no Adestramento tanto no cenário nacional como no mundial. “O Lusitano esteve presente nas cinco últimas edições dos Jogos Olímpicos. Em Tóquio, por exemplo, a raça marcou presença com seis animais em pista e quatro na reserva, representando quatro diferentes países: Brasil, Portugal, México e França. Já nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, três dos animais que integravam a equipe brasileira medalhista de bronze eram Lusitanos.”

Os resultados em território nacional, por sua vez, também têm sido muito expressivos. Durante a mais recente edição do Campeonato Brasileiro de Adestramento, realizada na Sociedade Hípica Paulista (SHP), em novembro do ano passado, a raça conquistou 13 dos 23 títulos em disputa.

“Diante desse cenário, nada mais natural que darmos um espaço nobre para essa modalidade dentro da nossa maior festa e procurarmos incentivar os cavaleiros que têm se dedicado para levar o nome da raça, assim como o do Brasil, a uma posição de destaque no cenário hípico nacional e internacional”, ressalta Ismael Gonçalves, explicando ainda que o sucesso nas pistas tem se refletido de maneira positiva no mercado da raça.

“Hoje, o criatório brasileiro é uma referência internacional, tanto por sua qualidade genética como por sua aptidão para o Adestramento. Nos últimos anos, tivemos um número expressivo de exportações e a demanda continua elevada. Aliás, a procura tem sido tão grande que está difícil encontrar no mercado animais prontos para as competições”, explica o dirigente da ABPSL.

A Sociedade Hípica Paulista está localizada na rua Quintana, nº 206, no bairro do Brooklin, na zona sul da capital paulista. Para obter mais informações sobre a 40ª Exposição Internacional, siga as páginas da ABPSL no Instagram e no Facebook ou acesse o portal oficial www.associacaolusitano.com.br.

Foto créditos: Jane Monteiro

Por Pedro C. Rebouças

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.