O setor de suínos do Reino Unido espera por mais ações para impedir a entrada da peste suína africana no país, após o governo local admitir esperar um surto da doença nos próximos 12 meses
Respondendo ao presidente da National Pig Association (NPA) Richard Lister, o ministro da Agricultura, George Eustice, explicou o atual nível de ameaça para a doença que dizimou rebanhos inteiros na Ásia. Conforme Eustice, “o risco do Reino Unido atualmente é médio, o que significa que é esperado um surto dentro de um ano”.
Eustice acrescentou as autoridades da região trabalham ativamente com a Força de Fronteira do Reino Unido para melhorar o compartilhamento de informações, detectar e apreender importações ilegais e conscientizar os viajantes sobre os riscos de transportar produtos animais potencialmente infectados.
O governo estima que um surto de peste suína africana no Reino Unido custaria £ 90 milhões. No entanto, o NPA acredita que esse número é bastante conservador, especialmente considerando o mercado de exportação, avaliado em £ 470 milhões ao ano.
Fonte: Acrismat