Uma iniciativa da Texto Comunicação Corporativa, o 13º Road-Show – edição 2019, conta com a participação dos principais jornalistas e influenciadores digitais do agro, de 10 estados da federação (RS, SC, PR, SP, MG, GO, MT, RO, TO e PA), todos com bastante experiência e muito trabalho prestado ao agronegócio brasileiro.
A intenção do projeto é fazer uma imersão total, durante uma semana de atividades e visitação nas principais instituições, empresas e propriedades rurais que movimentam o setor AGRO do Brasil.
O Road-Show 2019 acontece de 11 a 15 de março e segue uma programação bastante diversificada, com visitas em SP, MG e MS. Acompanhe:
Agro-pecuária CFM (Magda, SP): A CFM foi pioneira na comercialização de reprodutores Nelore com 24 meses de idade e revolucionou a forma de comercialização, sendo a primeira empresa a realizar leilões de grande volume de animais avaliados e certificados (Megaleilão). A Agro-Pecuária CFM já comercializou mais de 41 mil touros Nelore CEIP produzidos desde o início do seu programa de melhoramento genético, no começo da década de 1980. São touros suficientes para cobrir mais de 1 milhão de matrizes! O programa de melhoramento da CFM tem mais de 40 anos e é um dos mais respeitados do país.
Associação Brasileira da Piscicultura/PEIXE BR: Vamos conhecer em detalhes os principais indicadores deste importante segmento do agronegócio brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2018, o Brasil produziu 722.560 mil toneladas de peixes de cultivo. Esse resultado é 4,5% superior ao de 2017 (691.700 t). Além disso, na companhia do presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, teremos a oportunidade de conhecer as duas principais empresas de piscicultura do Brasil, Aquabel e Tilabras.
A Aquabel é o maior produtor de alevinos de Tilápia do Brasil, em 2016, o controle da empresa foi vendido para o grupo alemão EW, líder global em genética animal. A empresa deve produzir entre 100 e 120 milhões de alevinos em 2019. A projeção é atingir 300 milhões nos próximos anos, a partir de investimentos em novas unidades em Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Visitaremos a unidade em Paranaíba/MS.
A Tilabras esta desenvolvendo um projeto de piscicultura em Selvíria (MS), que envolve investimentos estimados em U$ 200 milhões, com geração de até 2,7 mil empregos – sendo 800 diretos. A fase inicial do projeto inclui frigorífico com capacidade de processamento de 10 mil toneladas de peixe/ano. Quando o frigorífico estiver em plena operação, a produção poderá chegar a 100 mil t/ano, gerando faturamento anual de até R$ 1 bilhão. Esse volume corresponderá, segundo a Tilabras, a 30% da produção brasileira de Tilápia. Conheceremos de perto este projeto e as expectativas para a piscicultura brasileira.
Casa Branca Agropastoril (Silvianópolis, MG): A Casa Branca Agropastoril destaca-se pela criação das três principais raças de corte, Angus Brahman e Simental, cada uma com suas fortalezas muito bem estabelecidas para a produção de carne, graças ao importante programa de melhoramento genético desenvolvido pela Casa Branca. O diferencial da Casa Branca é o uso da tecnologia genômica para seleção de reprodutores.
Minerva Foods (Barretos/SP): A Minerva Foods é a líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A companhia possui capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado. Presente no Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia, a Minerva opera 26 plantas de abate e desossa e 3 plantas de processamento.
Confinamento Campanelli (Altair/SP): Um dos mais importantes confinamentos de bovinos do Brasil, com capacidade para 18.500 bois, sendo cerca de 60 mil cabeças terminadas/ano. em 2016 teve um faturamento de R$ 250 milhões.
Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal/SINDAN: visitaremos a Central de Selagem de Vacinas Contra Aftosa, em Vinhedo/SP. Todas as vacinas contra febre aftosa passam por aqui. O Brasil começou a se organizar para deixar de vacinar os animais contra a doença ainda neste ano. A Central de Selagem de Vacinas é um serviço prestado pelo operador logístico Armazéns Gerais Vinhedo – AGV (especializado no armazenamento de produtos para saúde animal), o qual, sob a supervisão do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e dos laboratórios veterinários, providencia selagem, armazenagem e entrega da vacina. A comercialização, o faturamento e a distribuição são inerentes a cada laboratório fabricante. Seus objetivos principais são a autenticação, com aposição de selo holográfico de segurança e auto destrutivo, em todos os frascos de vacina contra febre aftosa produzidos no Brasil pelos laboratórios participantes, e a rastreabilidade, com o preparo de relatórios estatísticos para fornecer aos responsáveis pelo Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA/MAPA) a localização exata da utilização dessa vacina no Brasil, separados por estados e municípios. Com isso, é possível controlar, com eficiência, o desempenho do Programa e corrigir possíveis falhas.
Trouw Nutrition / Bellman: visita à unidade industrial da marca Bellman, uma das mais importantes da pecuária de corte, para conhecer de perto a Dry Technology, revolucionária tecnologia que não deixa os suplementos minerais se desintegrarem pela ação das chuvas, contribuindo para a melhoria da produtividade da pecuária brasileira.
Projeto Carne 4.0: Conhecendo a dificuldade em encontrar profissionais preparados para assumir os desafios das corporações e preocupados com o futuro da cadeia da carne na nova economia, Andréa Mesquita e Danilo Millen, estruturam um programa de formação complementar aos alunos dos cursos de ciências agrárias e afins. Em coletiva com a imprensa, Andréa Mesquita (Território da Carne) e seu convidado, Roberto Barcellos (Bbq Secrets) vão comentar sobre este e outros programas de formação complementar no universo da agro. Território da Carne é uma Startup que tem por objetivo proporcionar a democratização do conhecimento para um consumo de carne consciente e eficiente.
Este é o terceiro ano que o portal AGRONEWS BRASIL recebe o convite para participar deste projeto bastante enriquecedor, pois temos a oportunidade de sairmos do escritório e conhecermos de perto a realidade do campo. O material produzido em nossa redação, a partir desta imersão, permite acrescentarmos um extrato fiel da realidade do setor, com as experiências vividas durante as visitações. Além disso, permite à nós jornalistas, compartilharmos outras experiências entre os colegas de outras regiões do país, que também fazem parte do Road-Show.
Em 2017, um sonho se tornou realidade para os jornalistas do agro, pois conseguimos criar a Associação Brasileira de Jornalistas, Radialistas e Veículos de Comunicação do Agronegócio, a AGROCOM, entidade representativa dos profissionais e empresários que atuam no setor.
Depois de uma assembleia oficial entre os jornalistas participantes do Road-Show, onde foram discutidas as pautas de abertura da entidade, o jornalista paraense Lima Rodrigues, do programa CONEXÃO RURAL, de Parauapebas (PA), foi aclamado presidente da AGROCOM, o jornalista Vicente Delgado, do portal AGRONEWS BRASIL, de Cuiabá (MT), foi escolhido como vice-presidente da entidade, a experiente jornalista Beth Melo, das revistas A LAVOURA e ANIMAL BUSINESS, da SOCIEDADE NACIONAL DA AGRICULTURA (SNA), assumiu a Secretaria Geral da Associação e o jornalista Altair Albuquerque, diretor da TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, ambos de São Paulo, se tornou o diretor de Comunicação Social da entidade.
Tudo isso contribui para o fortalecimento da classe e consequentemente do setor de agronegócios do Brasil. Em nome do jornalista Altair Albuquerque, idealizador do projeto, parabenizamos a Texto Comunicação pela inciativa!
Foto de capa: Equipe Road-Show 2017
Por: Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL