Notícias

Alerta: Paraná pode ter perda de mais de 30% na produção de milho

Entidade alerta Paraná pode ter perda de mais de 30% na produção de milho, somente na região produtora de Catanduva, já tem produtor registrando perdas de mais 20% da produção total.

Após a queda brusca das temperaturas e a formação de geadas, em Catanduva, Paraná, já tem produtor registrando perdas em lavouras de milho segunda safra. É o caso do produtor Ari Marcolin, que relatou ao Canal Rural prejuízos com o atraso no plantio e a oscilação do clima na região.

Plantamos a soja mais tarde por conta da estiagem e logo em seguida também registramos problemas com o plantio do milho, que não recebeu chuva no momento que precisava e isso já contribuiu com queda na produção. Também nesse processo, passamos por três geadas rigorosas, o que agravou ainda mais a nossa situação. Do total da nossa produção, cerca de 20% já foi totalmente perdida”, lamenta o produtor.

Com a interrupção de enchimento durante o desenvolvimento da espiga, o grão perde peso e isso impacta diretamente na qualidade”, afirma Marcolin.

produção de milho
Alerta: Paraná pode ter perda de mais de 30% na produção de milho

Perda estimadas em mais de 30% na produção de milho

De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), as perdas com o milho segunda safra estão estimadas em 33%. Antes, a entidade esperava que fossem colhidas 14, 7 milhões de toneladas; agora, esse número foi reduzido para 9,8 milhões de toneladas.

A safra de milho 2020/2021 é uma safra frustrada. Primeiro tivemos problemas com estiagem, depois pragas e agora, geadas que prejudicaram diversas plantações. Infelizmente, a previsão é que novas reduções sejam feitas após a contabilização de prejuízos em decorrência da geada que aconteceu na última semana”, informa Edmar Gervásio, analista do Deral.

Fonte: Canal Rural

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados