Apicultores pedem ao Mapa apoio ao setor

Representantes de apicultores se reuniram nesta quarta-feira (29) com o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, para pedir apoio para aumentar a atual produção de 60 mil toneladas de mel, dos quais a metade, 30 mil toneladas são exportadas para mais de 40 países.

De acordo com dados do setor, em 2016 foram exportados o equivalente a quase U$ 30 milhões, sendo U$ 22 milhões para os Estados Unidos. Os estados com maior produção de mel no Brasil atualmente são Ceará e Piauí.

Apesar de ser grande produtor de mel, o Brasil não produz geleia real em quantidade suficiente para atender a demanda interna. Os apicultores pediram ao ministro para permitir a importação de outros países. O ministro explicou que já foram analisados os requisitos sanitários e liberados para a importação da geleia real a Argentina, Bolívia, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, França e Itália. No entanto, falta aos importadores fazer o registro do rótulo no site do Ministério da Agricultura. “Não é mais uma questão que dependa do governo, agora a responsabilidade está com as empresas”, explicou.


Mais informações à imprensa:

Coordenação-geral de Comunicação Social

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.