Boi: recorde nas exportações

As exportações de carne bovina em equivalente carcaça (boi) alcançaram patamares recordes em Mato Grosso, confira!

Por Daniele Balieiro/AGRONEWS® com informações do Imea

O escoamento de carne para o exterior seguiu aquecido e registrou incrementos de 20,03% e 33,60% no Brasil e Mato Grosso ante a julho, respectivamente. Em números, foram embarcadas 278,80 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) brasileiras, e os embarques mato-grossenses somaram 62,15 mil TEC.

A demanda internacional seguiu impulsionada pela China, que registrou alta de 30,11% ante a julho e importou o total de 43,50 mil TEC do estado. Somado a isso, países do Oriente Médio e da União Europeia ganhou espaço nas importações mato-grossenses, com aumento de 41,92% e 41,23%, respectivamente, na quantidade importada no período.

Quanto aos países que compõem a UE, a Itália importou 0,92 mil TEC (+12,50% ante a julho), reflexo do Ferragosto – principal feriado de verão no país e que acarretou no aumento do consumo da carne bovina.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mercado Financeiro

  • Nova Queda: a arroba do boi gordo foi pressionada em 0,48% ante a semana passada e fixou-se na média de R$ 262,93 em Mato Grosso, cenário pautado no baixo escoamento da carne;
  • Reflexo do boi: de maneira análoga, a arroba da vaca gorda registrou decréscimo de 0,52% no comparativo semanal e ficou na média de R$ 248,65 no estado;
  • Bônus para o produtor: diante da maior desvalorização na arroba do boi terminado, a relação de troca entre boi/bezerro aumentou para 1,81 p.p. ante a semana passada.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.