Mundo AnimalNotícias

Border Collie: saiba mais sobre essa raça incrível!

Por ser considerado o cachorro mais inteligente e leal, a equipe do AGRONEWS® traz maiores informações deste cachorro ideal para lida, confira:

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

O Border Collie possuí muita energia e está sempre em alerta para praticar alguma atividade, conquistando cada vez mais o gosto dos fazendeiros que necessitam de um cão de trabalho.

Dados importantes da raça

  • Origem: Escócia, Reino Unido, Inglaterra, Irlanda, País de Gales;
  • Peso: Macho: 14 à 20 kg, Fêmea: 12 à19 kg;
  • Altura: Macho: 48 à 56 cm, Fêmea: 46 à 53 cm;
  • Expectativa de vida: de 10 à 17 anos;
  • Nível de Inteligência: Alto;
  • Nível de Energia: Alto.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Características

O processo de seleção do Border Collie originou um cachorro ágil, de temperamento controlado e com um nível alto de inteligência, aprendendo comandos com muita facilidade, além de dócil e carinhoso.

O Border Collie é considerado um dos cachorros mais inteligentes e leais que existem. Este cão de médio porte possuí muita energia e estando sempre alerta para praticar alguma atividade, por isso, tem conquistado cada vez mais os fazendeiros de todo o mundo que buscam um cão de trabalho.

Esta raça é excelente para ser escolhido como cachorro de fazenda, é um cão de bom temperamento, se adaptando bem em locais de clima temperado.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Temperamento

A personalidade do Border Collie é única e admirável. É um cachorro alegre, brincalhão e muito, muito, muito ativo! Inteligentes e obedientes, são fiéis aos tutores ao mesmo tempo em que são independentes. Estão sempre em alerta, são cachorros que pastoreiam instintivamente, sem necessidade de adestramento.

O Border Collie é de temperamento tenaz, trabalha pesado e com grande sociabilidade. Perspicaz, alerta, receptivo e inteligente. De acordo com a CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia, esta alegre raça jamais terá um temperamento nervoso ou agressivo.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Habilidades

O Border Collie já nasceu com “espírito de liderança”, eles dão um show à parte nas atividades de pastoreio, ajudando a tornar mais fácil e organizada a rotina da fazenda por se adaptar muito bem às rotinas de trabalho.

São conhecidos pela postura alerta e ativa, demonstrando interesse nas coisas ao seu redor. Também é bastante receptivo e afetuoso quando ele já tem um relacionamento próximo com a pessoa, mas pode ser mais reservado com estranhos. Não é à toa que muitos admiradores da raça brinquem ao dizer que o Border Collie pode ser mais inteligente que o próprio dono. Sua fixação pelos estímulos físicos e mentais é tão forte que ele pode criar as próprias brincadeiras!

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Conheça um pouco da história do Border Collie

Border Collie

Cães pastores fazem parte da história do planeta e ao longo de centenas de anos a criação desses cachorros tinha como objetivo principal desenvolver uma raça que exercesse esta função da forma mais eficiente possível. Existem registros datados do século XVI que já evidenciam a existência de cães da raça Border Collie (que ainda não tinham esse nome). Eles eram perfeitos para o pastoreio nas regiões montanhosas da Grã-Bretanha se movimentando facilmente por mais de 50 quilômetros em um terreno irregular e até mesmo no frio durante um só dia. Além disso, esses cães se destacavam por não serem barulhentos e realizar o pastoreio sem latir ou mordiscar, apenas cercando agilmente o rebanho.

O olhar do Border Collie também se destacava, uma vez que muitos donos de rebanho dizem até hoje que exemplares desta raça conseguem “hipnotizar” os outros animais, mostrando o que desejam apenas os olhando de forma fixa e focada. Em 1925, o nome Border Collie foi oficialmente registrado, fazendo referência à sua origem entre as fronteiras Inglesas e escocesas. Já o reconhecimento pelo American Kennel Club só ocorreu mais recentemente, em 1995. Assim, é muito comum que ele seja escolhido como cão de pastoreio!!

Inteligência

Quando falamos sobre inteligência e obediência, o Border Collie domina sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo! Isso mesmo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista! Nesta categoria, o Border Collie se destaca por aprender comandos muito rapidamente, sem precisar de inúmeras repetições.

São muito focados e atentos e, assim como utilizavam (e ainda utilizam) essa característica na função de pastoreio, toda essa concentração também se mostrou impressionante em competições caninas como o Agility, por exemplo. São tão inteligentes e competentes que as competições de Agility possuem uma categoria só para cães da raça Border Collie, já que chega a ser injusto comparar cães dessa raça com as demais.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
Mundo AnimalNotícias

Mitos e verdades sobre doenças respiratórias e articulares em pets

NotíciasMundo Animal

Conheça 5 raças de cachorro gigante

Mundo AnimalNotícias

Roupinhas protegem o pet nos dias mais frios?

Mundo AnimalNotícias

Conheça melhor a raça Pastor Branco Suíço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.