Além de ser, junto com o feijão, o alimento mais consumido de Norte a Sul do país, o arroz brasileiro atende hoje a clientes na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, Ásia e África
A presença do produto no cenário global é impulsionada pelo Brazilian Rice, projeto de promoção comercial desenvolvido desde 2012 pela Abiarroz e ApexBrasil. Em 2021, o Brazilian Rice promoveu 142 ações em 40 mercados e instituições em busca de oportunidades de negócios e na defesa de interesses do setor arrozeiro nacional.
“Mesmo em um ano em que ainda tivemos restrições da pandemia da covid-19, realizamos várias ações para aumentar a presença do arroz brasileiro no exterior e consolidar nossa imagem”, diz a gerente de Exportações da Abiarroz, Carolina Telles Matos. “De 18 empresas exportadoras, 78% aumentaram suas vendas externas, reforçando a qualidade do arroz brasileiro frente aos nossos principais concorrentes.”
Entre as ações, estão as negociações com o México, para estabelecer cota de exportação do arroz beneficiado brasileiro àquele mercado, e com a Organização Mundial de Comércio (OMC), para eliminar o bloqueio comercial imposto pela Nigéria ao cereal nacional. “Também trabalhamos na identificação e análise de outras barreiras internacionais ao nosso arroz e de acordos comerciais e tarifa de importação no Mercosul.”
A gerente de Exportações da Abiarroz cita, no balanço das atividades do Brazilian Rice de 2021, reuniões com importadores de diferentes países e adidos agrícolas e técnicos dos ministérios da Economia, da Agricultura e das Relações Exteriores para ampliar as exportações e remover entraves ao arroz brasileiro no mercado externo.
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