conecte-se conosco

Mercado Financeiro

Carne de frango: Brasil exportou, em 1 mês a mesma quantidade que 20 anos atrás em um quadrimestre

Publicado

em

exportação

De acordo com os dados da SECEX/ME, em abril passado o Brasil exportou pouco mais de 385 mil toneladas de carne de frango. Pois 20 anos atrás foi preciso todo um quadrimestre para que se alcançasse, aproximadamente, o mesmo volume registrado neste ano em apenas um mês.

Nas estatísticas de 2001, o total embarcado em quatro meses foi 36% superior ao de idêntico período do ano anterior. Porém, ainda mais significativo foi o aumento na receita cambial: 52,5% de acréscimo sobre os mesmos quatro meses de 2000.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O detalhe, neste caso, é que a receita ficou próxima, mas aquém, dos US$400 milhões. Quer dizer: correspondeu a não mais que dois terços da receita cambial obtida neste ano em somente um mês (US$598 milhões em abril passado).

Naquela ocasião, o Brasil já havia se tornado um dos grandes “players” das exportações mundiais de carne de frango, mas, provavelmente, ainda não contava tornar-se o líder do setor, pois suas vendas externas (893 mil/t em 2000) correspondiam a, apenas, 40% das exportações norte-americanas (2,231 milhões/t, segundo o USDA).

Apesar, no entanto, da efervescência do mercado exportador, o setor operava com uma grande preocupação: o País enfrentava, na pecuária de corte, um caso de febre aftosa e, então, problema do gênero gerava embargo total nas exportações de carnes.

Por Avisite

AGRONEWS – Informação para quem produz

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências