Com os consumidores priorizando as compras pela internet, no mesmo período, o faturamento da região também teve alta de 106,13%
Em meio à pandemia do Covid-19, o e-commerce tem apresentado resultados expressivos. No Centro-Oeste, por exemplo, as vendas mais que dobraram (109,38%) em maio de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também teve um boom: 106,13% Os dados são do índiceMCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Mesmo com os resultados positivos, ao observar as vendas pela internet, no período de maio de 2020 ante o mesmo mês do ano passado, o Centro-Oeste ficou em penúltimo lugar, na frente somente do Sul, que registrou alta de 89,49%. O Nordeste desponta com um crescimento de 165,77% e, na sequência, Sudeste (145,39%) e Norte (142,04%).
“O mês de maio mostrou de forma mais acentuada os impactos do Covid-19 no varejo brasileiro. Os números da região Centro-Oeste comprovam que tivemos uma grande mudança no comportamento dos consumidores em todo o Brasil, com migração de compras para o comércio eletrônico. Algumas das tendências que aconteceriam apenas daqui alguns anos foram antecipadas para o momento presente como, por exemplo, o forte crescimento das vendas de categorias bens não-duráveis, saúde e até mesmo produtos perecíveis.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.
Vendas online no Centro-Oeste
Outro dado que enfatiza o bom desempenho das vendas por e-commerce foi o crescimento de 17,60% em maio na comparação com abril de 2020. No acumulado do ano, a variação segue positiva: 68,33%. Em relação às demais regiões, o Centro-Oeste continuou em penúltimo lugar. A configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (93,73%), Norte (79,78%), Sudeste (72,57%) e, por último, Sul (57,89%).
Faturamento do Centro-Oeste
Na análise de faturamento, o Centro-Oeste teve alta de 17,96% em maio, frente a abril. A variação do acumulado do ano seguiu positiva: 54,78%, mais uma vez em penúltimo lugar, na frente do Sul (49,50%). No topo, apareceu o Nordeste (94,59%), seguido por Norte (66,96%) e Sudeste (65,24%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
Confira o estudo completo neste link
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz