As vendas praticadas no e-commerce seguem em alta em todo o país e, na região Centro-Oeste, não foi diferente. Nota-se expansão nas vendas online de 73,25% em agosto deste ano, frente ao mesmo mês do ano anterior. Utilizando a mesma base de comparação, o faturamento do setor foi ainda mais expressivo na região: 87%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
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Apesar do resultado positivo, ao comparar as vendas pela internet, por região, agosto ante o mesmo mês de 2019, o Centro-Oeste ficou em penúltimo lugar, na frente somente do Sudeste, que registrou 71,36%. Nordeste ocupou a liderança com alta de 108,90%. Na sequência, aparecem Norte (74,90%) e Sul (74,08%).
“Mesmo com a reabertura do varejo físico e retomada gradual da sociedade, o comércio eletrônico mantém patamares de vendas muito superiores ao ano passado, comprovando que o comportamento de consumo online do brasileiro realmente passou por um processo de transformação permanente. Diante deste cenário, a região Centro-Oeste do país vem crescendo em patamares acima do registrado no total do Brasil, comprovando que os consumidores desta região também já entenderam os benefícios das compras online.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e CEO do Neotrust | Compre & Confie.
Vendas online no Centro-Oeste
Ao observar as vendas online do Centro-Oeste, agosto frente a julho, o índice foi negativo de (-8,05%). No acumulado do ano, o aumento foi de 57,06%, ficando dessa vez, em terceiro lugar por região. As primeiras colocações foram: Nordeste e Sul, com (82,70%) e (62,01%), por sua vez, Norte (54,76%) e Sudeste (51,37%), ficaram nas últimas posições.
Faturamento do Centro-Oeste
Na análise de faturamento, o Centro-Oeste teve queda de (-1,45%) em agosto ante julho. No acumulado do ano, ficou em penúltimo lugar com 52,95%. Nas primeiras colocações apareceram: Nordeste (93%), Sul (59,79%), Norte (57,96%) e, por último, Sudeste (50,91%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
Confira o estudo completo no link: http://www.mccenet.com.br/
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz