Assista o Boletim CLIMATEMPO 10 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.
No decorrer desta sexta-feira, os ventos que sopram no mar ainda vão continuar trazendo bastante em instabilidade para parte do Sudeste, Nordeste e também para áreas da região Norte do país.
A chuva pode acontecer a qualquer hora e a situação permanece de alerta devido aos altos volumes acumulados nos últimos dias no extremo norte do Espírito Santo e de Minas, em parte do Sul e oeste da Bahia e desde o Tocantins até a capital Manaus.
Em grande parte das outras áreas da região Norte, nos estados do Maranhão, Piauí e também entre o estado de Mato Grosso a região de Goiânia e Brasília, a chuva se concentra apenas entre a tarde e a noite, mas também em pontos isolados pode chover forte.
As pancadas também serão rápidas na região de Belo Horizonte e no norte Fluminense, mas na capital Rio de Janeiro a tendência é hoje o sol ainda entre muitas nuvens e não há previsão de chuva. O tempo também fica firme com elevação de temperaturas no sul de Goiás, Triângulo Mineiro, extremo sul de Minas e desde o estado de Mato Grosso do Sul até São Paulo e todas as áreas da região Sul.
Quanto a temperatura, no Rio de Janeiro o dia começa com 18º e o calorão chega a 30º em Salvador mínima de 23º e máxima de 30° e em Porto Alegre faz 29º nesta sexta-feira.
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 10 de dezembro 2021
Chuva provoca estragos no ES e MG e deixa vítimas na BA
Um ciclone que se formou no mar, na altura entre o Sul e o Sudeste, ajudou a gerar uma grande convergência de ventos desde a superfície até os níveis mais altos da atmosfera. Com isso, as instabilidades cresceram e provocaram muita chuva entre o sul e oeste da Bahia, Espírito Santo e algumas áreas mais ao norte de Minas Gerais. Os volumes acumulados de chuva já são bastante elevados e a população destes estados enfrenta muitos transtornos por causa do mau tempo.
Deslizamentos deixa vítimas no sul da Bahia
Em um período de 48h, contado de 09h de 07/12 até 09h de 09/12, a chuva chamou muita atenção. Confira os maiores acumulados de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN):
- Itamaraju/BA – 395,4mm
- Monte Formoso/MG – 240,6mm
- Porto Seguro/BA – 171,6mm
- Guaratinga/BA – 146mm
- São Mateus/ES – 142,4mm
- São José do Divino/MG -132,6mm
- Central de Minas/MG – 126,4mm
- Água Doce do Norte/ES – 120,8mm
- Nova Módica/MG – 120,6mm
- Afonso Cláudio/ES – 115,3mm
- São Félix de Minas/MG – 114,6mm
- Santa Maria de Jetibá/ES – 113,6mm
População enfrenta transtornos
Em Minas Gerais, nas áreas do Vale do Jequitinhonha, a chuva transbordou rios e córregos, além de inundar ruas e casas de várias cidades. No sul da Bahia, o deslizamento de um barranco fez várias casas desabarem, e algumas das pessoas que estavam dentro de um dos imóveis, faleceram na cidade de Itamaraju. Cidade apontada acima com o maior acumulado nas últimas 48h.
Mais chuva
Com o solo saturado e a previsão de mais chuva, não se descarta o risco de novos transtornos nestas regiões no decorrer dos próximos dias. A chuva no Espírito Santo e nas áreas mais ao norte de Minas já tende a enfraquecer nesta sexta(10), mas ainda não para completamente. No Vale do Jequitinhonha a previsão ainda é de chuva a qualquer momento, com risco de temporal. A partir do sábado(11), o sol aparece mais e a chuva acontece de forma mais isolada.
No sul da Bahia a chuva começa a diminuir sábado, mas o oeste do estado ainda fica bastante carregado. É a partir do domingo(12), que a chuva diminui de forma geral no estado.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® Informação para quem produz