CLIMATEMPO 15 a 21 de março 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Última semana de verão com muita chuva na região Norte e Nordeste do Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 15 a 21 de março 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do país nos próximos 07 dias.

O verão no hemisfério Sul termina agora no próximo domingo dia 20 de março, às 12:33, do horário de Brasília. E com isso, os últimos dias da estação terá frente fria na altura do Sul e do Sudeste, tem outra frente fria chegando no final de semana e temos a previsão para muita chuva nas áreas mais ao Norte do país.

Assista o Boletim CLIMATEMPO 15 a 21 de março 2022

Última semana de verão com muita chuva na região Norte e Nordeste do Brasil. Aperte o play para conferir a análise completa.

https://www.youtube.com/watch?v=1jA7r6djSBQ

Já na região Sul do Brasil, por causa da chegada desta segunda frente fria, tem previsão para bons acumulados de chuva, beirando os 80mm no oeste do Paraná. Será uma chuva que sem dúvida é muito bem-vinda e que vai beneficiar as áreas produtoras de milho de segunda safra.

Na região Sudeste, o que chama atenção é a quantidade de chuva prevista para faixa leste do estado de São Paulo e essa persistência na chuva pode atrapalhar o embarque por exemplo da soja no porto de Santos.

Agora as áreas mais ao Norte do país, na faixa que vai do norte do Ceará até o Amazonas, receberão uma grande quantidade de chuvas no decorrer dos próximos dias, começando pela região Norte, onde o nordeste do Pará terá volumes perto dos 200mm no decorrer dos próximos dias, além do norte do Amapá. Isso acontece por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Tem grandes acumulados entre o Pará e o estado do Amazonas e isso pode prejudicar as estradas neste momento em que a logística é muito importante para transportar a soja que está praticamente colhida. Segundo o IMEA, já são mais de 95% da soja colhida.

Na região Nordeste, também tem muita chuva principalmente para o norte do Piauí e do Maranhão, serão quase 200 mm previstos ao longo do decorrer dos próximos dias e essa persistência na chuva além de atrapalhar as atividades em campo, também atrapalha o embarque no Porto de São Luís, no Maranhão.

Na primeira semana do outono também tem previsão para grandes acumulados de chuva entre o Nordeste e a região Norte do Brasil, o que ainda pode atrapalhar as atividades em campo, além também da logística, porque pode prejudicar as estradas na região norte do país.

Chuva se espalha mais sobre o Sul do Brasil

No fim da última semana, a passagem de uma frente fria no Sul do Brasil, combinada com as áreas de instabilidades que estavam atuando na Região, deixaram o tempo instável no decorrer do fim de semana.

O fim de semana foi marcado por períodos de chuva forte no Sul do país, que ajudou aumentar a umidade do solo no Paraná. Neste domingo (13) a cidade de Paranapoema-PR recebeu 92mm ou mais da metade do normal para o mês de março, segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.

No Rio Grande do Sul, uma massa de ar seco segue impedindo a formação de nuvens carregadas, sobre o oeste e sul gaúcho, mas tem previsão para pancadas de chuva sobre o nordeste e litoral do estado, pelo menos até a quarta-feira (16).

Atenção! A chuva pode causar transtornos, principalmente sobre áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina nos próximos dias. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de córregos e rios.

As temperaturas voltam subir no Rio Grande do Sul na quarta-feira, na quinta (17) o tempo fica firme sobre grande parte do centro-sul do estado, tem previsão para pouca chuva sobre o extremo norte gaúcho. As instabilidades seguem concentradas entre Santa Catarina e no Paraná, mas o sol predomina no decorrer do dia e a chuva acontece entre a tarde e a noite.

Nova frente fria provoca chuva forte

Uma nova frente fria avança próximo à costa do Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira (18) e combinada com a circulação de ventos, reforça as nuvens de chuva sobre o interior da Região Sul.

A chuva acontece em vários momentos, com forte intensidade, risco raios e trovoadas, sobre o sudoeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e Uruguaiana, sol e chuva forte a partir da tarde.

As temperaturas seguem elevadas na sexta-feira (18) sobre grande parte dos três estados da Região, mas com a entrada do ar mais frio, as temperaturas voltam diminuir, principalmente no fim de semana.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.