Notícias

Comissão aprova desconto de 30% na conta de luz para produtores de leite

Pelo texto, desconto será compensado com recursos da CDE, encargo que subsidia diversas políticas públicas.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), proposta do deputado Adriano do Baldy (PP-GO) que concede desconto de 30% sobre o consumo de energia elétrica usada na produção, armazenagem e beneficiamento de leite in natura. A medida beneficia produtores rurais e cooperativas.

desconto na conta de luz para produtores de leite
Maldaner: medida reduzirá custos inerentes à atividade leiteira

O Projeto de Lei 6388/19 foi relatado pelo deputado Celso Maldaner (MDB-SC), que apresentou parecer favorável. “O desconto tem muito a contribuir para a redução de custos inerentes à atividade leiteira, que historicamente enfrenta margens apertadas”, disse.

O texto acrescenta a medida à Lei do Setor Elétrico. Conforme a proposta, o desconto será compensado com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo embutido na conta de luz dos brasileiros que subsidia diversas políticas públicas.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mercado do Leite

Esta medida na redução de energia pode auxiliar bastante o cenário, ainda que parece favorável o mercado do leite ainda é muito complicado para o produtor. A última medição pelo Cepea do preço do leite recebido pelo produtor no final de junho apontou elevação de 8% frente ao mês anterior, para R$ 2,20/litro, sendo o maior valor histórico para o mês, em termos reais. Embora em um primeiro olhar o patamar sugira um momento espetacular para o produtor, quando observada a atividade leiteira sob a ótica da relação de troca leite/milho, fica claro que a alta recente do leite apenas aliviou um pouco relação, que segue em alto patamar histórico.

Leia a análise completa do mercado do leite e entenda os fatores que influenciam tanto no custo de produção: Análise: Difícil para todos no mercado de leite – AGRONEWS

Fonte: Agência Câmara de Notícias

AGRONEWS – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados