Conheça o famoso “Cão Boiadeiro” Buldogue Campeiro

 

Raça rústica, voltada para o trabalho pesado no campo, o Buldogue Campeiro é excelente cão de guarda e muito fiel aos donos, confira abaixo o que o AGRONEWS® separou para você amigo leitor:

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

O Buldogue Campeiro é uma raça originária do Brasil e que descende de antigos cães da raça buldogue. Tornou-se um cão de trabalho adaptado às condições regionais, sendo selecionado especialmente para a pecuária mais especificamente na lida com o gado.

O “cão boiadeiro”, como é conhecido mundialmente, foi muito utilizado nos campos gaúchos e no estado de Mato Grosso “celeiro mundial” para controlar e capturar gado (contenção de gado). A partir do ano de 2001, a raça foi reconhecida oficialmente pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Dados importantes sobre a raça

  • Origem: Brasil;
  • Peso do Macho: 35 à 45 kg;
  • Peso da Fêmea: 30 à 40 kg;
  • Altura do Macho: 53 cm na cernelha;
  • Altura da Fêmea: 51 cm na cernelha;
  • Expectativa de vida: 10 à 12 anos.

Características

O Buldogue Campeiro é um cachorro resistente, conseguindo aguentar bem climas adversos. É um cão extremamente forte e musculoso, você sabia que o Buldogue pode arrastar um boi de até 400 kg facilmente?!

Conheça o famoso "Cão Boiadeiro" Buldogue Campeiro
Filhote de Buldogue Campeiro – Créditos AGRONEWS®

Adestrar um Buldogue Campeiro não é uma tarefa tão difícil, já que é um cão inteligente, ele compreende e executa as ordens com muita rapidez e facilidade.

O filhote pode ser encontrado em diversas cores de pelagem. Todas as tonalidades são aceitas. Seus pelos são curtos e de textura média. Essas características tornam a frequência de cuidados menos intensa.

Temperamento

Destaca-se pela fidelidade ao dono, facilidade de adaptação e principalmente pela afetuosidade com crianças. Sua rusticidade e coragem o tornam um ótimo guardião. Pode tornar-se ciumento e possessivo, pela fidelidade extrema que possuí com seu tutor.

Desconfiado com estranhos e tranquilo com a sua família, é conhecido por não latir o tempo todo. Necessita de exercício diário, se não utilizado diretamente na lida com gado ou outro tipo de trabalho, aliás a lida rural é uma função em que se destaca facilmente.

O Buldogue Campeiro, possuí boa resistência, podendo ser bom companheiro para corridas, caminhadas e trilhas. É corajoso e possuí uma aparência intimidadora, sendo bastante utilizado também como cão de guarda.

O lugar ideal para a raça viver

A raça pode ser criada tanto em meios rurais quanto urbanos. Mas, vale lembrar, que o lugar deve possuir uma grande área como sítios, chácaras, ou uma casa com amplo quintal, devido às suas origens e histórico de cão trabalhador.

Hoje, em canil especializado é possível encontrar o buldogue campeiro a venda por um preço inicial na faixa de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Curiosidades

  • Você sabia que o Buldogue Campeiro é conhecido como “Cão Boiadeiro”, por sua alta habilidade na lida de gados?
  • Este atlético cachorro é capaz de arrastar um boi de até 400 kg facilmente;
  • Apesar de ser musculoso, ele é um cachorro que late muito pouco, sendo utilizado também como cão de companhia;
  • Você sabia que o Buldogue Campeiro é uma raça genuinamente brasileira? 

Esse foi então o Buldogue Campeiro. Para quem tem interesse em aliar segurança e companheirismo esta raça pode ser realmente uma boa escolha, e você amigo leitor, possuí um exemplar dessa raça? Conte-nos abaixo!

Por Daniele Balieiro/AGRONEWS® 

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *