Gabriel Garcia Cid, pré-candidato à Presidência da ABCZ visita Mato Grosso

A Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso – ACNMT recebeu na noite desta segunda-feira(25), a visita do diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Gabriel Garcia Cid. O objetivo foi de conhecer o potencial produtivo e os principais gargalos da pecuária em Mato Grosso.

Na oportunidade, o presidente da ACNMT, Aldo Rezende Telles, considerou que o estado de Mato Grosso estará muito bem representado com a participação efetiva dos criadores da região escolhidos para participar nas eleições que acontecem em novembro deste ano.

Assista abaixo a entrevista com o diretor da ABCZ, Gabriel Cid.

Gabriel Cid é pré-candidato à Presidência da entidade pela chapa ABCZ Mais Forte e segundo o diretor, Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do Brasil, terá maior representatividade junto a entidade com a participação dos produtores Jorge Pires de Miranda, Mario Roberto Candia de Figueiredo, Olímpio Risso de Brito e Luiz Antônio Felipe, que farão parte da diretoria.

Viemos conhecer de perto os casos de sucesso, o potencial da região – que é fantástico e caso a gente seja eleito, a frente da Associação, a nossa missão é mostrar isso para o Brasil todo e também para o mundo. E foi muito importante esta vinda aqui em uma região abençoada com clima, com gado bom e principalmente gente boa.“, avalia Gabriel Cid.

Na avaliação do empresário, Mario Candia, uma das lideranças do setor, a pecuária de MT possui um tripé fundamental para a manutenção deste potencial produtivo. O tripé formado pela Acrimat, ACNMT e Sindicato Rural de Cuiabá é responsável pelo alinhamento das ações necessárias para o avanço do estado. “Estas três entidades são praticamente o mesmo grupo, que sempre tem feito esse trabalho de associativismo. E nós como conselheiros, iremos cobrar diuturnamente da ABCZ – que é a maior Associação de pecuária do mundo, nós vamos através deste link, principalmente com a Acrimat, trazer vários trabalhos em conjunto para Mato Grosso.“, explica Mario Candia.

A pecuária de leite terá maior destaque na ABCZ

Durante a explanação aos produtores de MT, o diretor Gabriel Cid destacou a importância de se criar a estrutura interna na ABCZ para atender adequadamente o segmento da pecuária leiteira, que não pode ficar desassociado das estratégias da entidade. “No caso do leite, com o potencial que ele tem de gerar fonte renda, não só para os grandes, mas principalmente para os pequenos produtores, é importante analisarmos a vocação de cada região, seja pra corte ou seja pra leite. E é esse o papel da Associação, de levar informação, levar boa genética, ser o facilitador nesta troca de melhoramento genético e levar para esse pequeno produtor de leite, melhores condições de crescimento“. comenta Gabriel.

O experiente empresário e produtor, Getúlio Vilela, reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido no melhoramento da raça Gir e Girolando, ficou animado com o entendimento do diretor da ABCZ em incluir a pecuária de leite nas estratégias da entidade. “O mundo precisa do Brasil e o mundo precisa de Mato Grosso. É um estado que tem tudo pra crescer em todos os sentidos e eu fico muito feliz de estar participando de uma reunião onde se tem só os amigos. Fiquei mais feliz ainda, porque ele (Gabriel) entendeu e vai dar atenção aos criadores de gado Gir, da qual estamos fazendo o Gir e o Girolando. E com o maior plantel de gado Nelore do Brasil e talvez do mundo, Mato Grosso tem condições para ser a maior bacia leiteira do país.“, comenta Sr. Getúlio.

Sobre Gabriel Garcia Cid

Membro da terceira geração de uma das famílias brasileiras que têm seu nome intimamente ligado à expansão, melhoramento e desenvolvimento do gado Zebu no Brasil, Gabriel Garcia Cid é pré-candidato à Presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) pela chapa ABCZ Mais Forte, nas eleições que acontecem em novembro deste ano. Neto de Celso Garcia Cid, criador que com sua ousadia importou – junto com outros três companheiros – gado Zebu vivo da Índia no início da década de 60, Gabriel aprendeu cedo a ouvir e respeitar a história construída pelos pioneiros que não mediram esforços para desenvolver a pecuária nacional.

Nascido dentro de uma fazenda que se tornou modelo na seleção de gado Zebu – a Cachoeira 2C, localizada em Sertanópolis (PR) – o hoje pré-candidato ao cargo de presidente de uma das entidades mais representativas do setor, conhece profundamente os percalços dos criadores, seja por ter assumido o negócio da família ainda aos 18 anos, seja pela experiência acumulada ocupando cargos em entidades como a Associação de Neloristas do Paraná, na qual foi Presidente; Diretor, por duas vezes, da Associação Brasileira dos Criadores de Nelore (ACNB); e Diretor da própria ABCZ em duas gestões – de Tecnologia da Informação, no triênio 2016-2019, e Técnico, na atual gestão. Hoje é também Diretor de Pecuária da Sociedade Rural do Paraná.

Participaram também da reunião, outras lideranças do setor agropecuário de Mato Grosso.

Por: Vicente Delgado – AGRONEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.