Leis de trânsito bizarras no Brasil e mundo, você não vai acreditar

Você acha que somente no Brasil acontecem coisas bizarras? claro que não. No Estado do Alabama (EUA), por exemplo, o motorista é proibido de dirigir com os olhos vendados ou jogar melecas do nariz ao vento.

Na Dinamarca, é obrigado a olhar debaixo do carro antes de assumir o volante. Pode ter alguém escondido, vai saber…

No Brasil, além das leis de trânsito bizarras, tem a aplicação distorcida de multas. Já teve motorista ao volante de um carro multado por não estar de capacete. E motociclista pela falta do cinto de segurança. Cada coisa heim…

Leis de trânsito bizarras no Brasil e mundo

Então vamos começar a listar abaixo alguns dos absurdos que acontecem no Brasil e no mundo, se prepare, pegue papel e caneta para escrever qual delas mais te impressionou e depois escreva nos comentários.

Leis de trânsito bizarras

Índia

Na Índia, para reduzir a poluição do ar, os motoristas devem ter um certificado de controle de poluição, que permite às autoridades determinar se um veículo é ecologicamente correto.

Canadá

No Canadá, na Ilha do Príncipe Eduardo, é preciso buzinar quando se passa por outros veículos. Aqui em Cuiabá-MT por exemplo, embora não seja obrigatório, isso é um hábito comum entre os motoristas como forma de cordialidade aos vizinhos.

Austrália

Os proprietários de carros que não trancam seus veículos quando estacionados, são multados pelo esquecimento. Aff, bem a cara daquele filme do Crocodilo Dundee.

Chipre

Os motoristas no Chipre estão proibidos de comer ou beber qualquer coisa enquanto dirigem seus veículos, incluindo água, eles arriscam uma multa de 80 euros caso sejam pegos se hidratando.

Dubai

Se você vê um camelo na estrada, você tem que deixá-lo passar. Essa é um absurdo, mas faz total sentido.

Leis de trânsito bizarras

Arábia Saudita

Até agosto de 2017, as mulheres eram proibidas de dirigir.

Espanha

É proibido dirigir sem óculos escuros em dias ensolarados. Uma medida preventiva e até mesmo estética quem sabe…

Romênia e Rússia

Dirigir um carro muito sujo rende multa. Mas a definição de “muito sujo” depende da interpretação do policial. Meu Deus, imagina o povo do campo, tá enrolado…

Suíça

É proibido lavar carros aos domingos. Uma medida que atende exatamente o que? anota aí para escrever nos comentários depois. Vamos continuar lendo…

Leis de trânsito bizarras

As leis de trânsito mais bizarras dos EUA

Fizemos questão de dar destaque para os EUA pois a lista é dividida por regiões e você precisa ver, não posso continuar abismado sozinho.

Alabama

  • Todos os carros devem ser equipados com limpadores de para-brisa.
  • Dirigir com olhos vendados é ilegal.
  • É proibido lançar melecas ao vento. (essa merece seu comentário)

Alasca

Cidade de Anchorage: ninguém pode amarrar o animal de estimação no teto do carro. Também: É ilegal estender um fio atravessado na estrada.

Califórnia

Cidade de San Francisco: é proibido usar uma cueca usada para secar carros em car wash. (Kkkkkk)

Carolina do Sul

Ao se aproximar de um cruzamento de quatro vias ou uma interseção cega, o veículo não puxado a cavalo deve parar a 30 metros e disparar tiros para advertir o tráfego de cavalos.

Geórgia

Membros da Assembleia Legislativa não podem ser multados por excesso de velocidade quando a assembleia estiver em sessão.

Nova Jersey

  • Quando, no trânsito, um policial fizer a pergunta padrão “você sabe por que mandei você encostar?” e o motorista responder “se você não sabe, não sou eu que vai lhe dizer”, este será automaticamente multado em US$ 300.
  • Motoristas devem advertir a quem quiser ultrapassar nas estradas, antes de fazê-lo.
  • Quem for condenado por dirigir intoxicado nunca mais receberá uma placa de veículo personalizada.

Oklahoma

  • É proibido molestar um automóvel. (Meu Deus, inacreditável isso…)
  • É contra a lei ler revista de histórias em quadrinho, quando se está dirigindo um carro.
  • Proibido transportar peixes em aquário no ônibus.
  • Papel higiênico não pode ser encontrado na traseira de um carro.
  • Carros precisam ser amarrados do lado de fora de um prédio público.

Tennessee

É violação da lei dirigir dormindo. Essa lei faz todo sentido, mas como multar o cara? comenta aí…

Leis de trânsito bizarras

Agora vem o Brasil

Então para fechar essa matéria com chave de ouro, vamos as leis brasileiras mais bizarras, acompanhe.

Banguela proibida

O código proíbe descer com motor desligado ou câmbio desengatado.

Tem razão a legislação, pois a “banguela” é perigosa. Mas o difícil ou até mesmo impossível é fazer a fiscalização disso. Agravante: carros mais modernos já contam com uma espécie de “roda livre” automática: um sistema que avalia o ângulo do declive e a velocidade e, em determinadas situações, aciona a embreagem e desengata a caixa, para redução de consumo. A rigor, um desrespeito à legislação brasileira.

Importação de carros

Só é permitida a importação de carro zero km. Usado não pode, com exceção dos colecionáveis, com mais de 30 anos de fabricação. Mas a Receita Federal já foi questionada: um carro “zero km”, mas produzido há dois ou três anos, que nunca saiu da concessionária nem foi emplacado, pode ou não ser importado? Responda se puder…

Combustível Self-service

Por que não existem no Brasil postos do tipo self-service em que o motorista abastece e depois paga na loja/escritório? É mais prático e reduz o preço do combustível.

Porque o deputado Aldo Rebelo, em 2000, propôs Projeto de Lei proibindo self-service nos postos. E o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a sancionou. Motivos alegados: preservar a saúde do motorista (…) e os empregos dos frentistas.

Faz lembrar o movimento dos acendedores de lampiões de gás nas ruas do Rio de Janeiro no início do século XX: eram contrários à chegada da iluminação elétrica pois perderiam seus empregos. Só uma reflexão.

Cadeirinha

Desde que estabelecida em 2014, a cadeirinha já salvou ou atenuou as lesões em milhares de crianças. Mas só foi regulamentada para automóveis particulares. Então, dá margem ao surrealismo de um pai levar o filho para a escola sem o equipamento e um policial multá-lo e impedi-lo de prosseguir. Mas não há proibição para que o pai encoste o carro e termine a viagem com o filho num táxi… sem a cadeirinha.

Pane seca

Se o carro para na rua por um problema mecânico qualquer, vai perturbar o trânsito pois pode provocar engarrafamentos e acidentes. Nada que desabone o motorista, exceto se motivado por falta de combustível. Que pode ocorrer mesmo que não tenha sido por seu descuido, mas por um defeito qualquer, como no marcador, no “pescador” da bomba ou filtro entupido. Culpado ou não, o motorista vira infrator e é multado.

Extintor

Extintor de incêndio só é obrigatório nos veículos comerciais. Mas, caso esteja num automóvel, deve cumprir todas as exigências regulamentares. Ou o motorista é multado e o carro retido!

Sandálias

Calçado que não se prende ao pé, como sandália de dedo, não pode. Mas descalço pode! O surrealismo é tamanho que até facilita o motorista de se livrar da multa caso seja flagrado…

Personalização

Proibido alterar as características originais do carro, para evitar aberrações como suspensão rebaixada, descarga barulhenta e outras afrontas ao bom senso e à segurança veicular. Mas o conceito de alteração de características é muito vago: instalar antena de rádio, pode? E trocar o tapete? colar adesivos? instalar luzes neon? enfim…

Fones de ouvido

Sonzão é incompatível com o bem-estar da comunidade. Celular, uma afronta à segurança. Mas, por que a proibição de fones de ouvido, que permitem ouvir música de forma discreta e sem prejudicar a audição do motorista para eventuais alertas, sirenes, etc? Parece um absurdo, mas fone de ouvidos são proibidos na direção…

Infração kafkiana (surreal)

Absolutamente inimaginável, surrealista e kafkiano que a infração seja de responsabilidade do carro e não do motorista. Se o veículo é vendido e aparece uma multa mais tarde, o Detran cobra do novo dono, não do anterior, que a cometeu…

Abaixo você pode assistir um resumo sobre as principais leis de trânsito, aperte o play!

Por Vicente Delgado, com informações de Auto Papo

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *