Moradora colhe batata-doce gigante em uma horta comunitária no Paraná. Confira!
Nesta matéria você vai assistir a incrível colheita de uma batata-doce gigante em uma horta comunitária por uma moradora de Umuarama, no noroeste do Paraná. Vandete Elias dos Santos, de 55 anos, cultiva batatas há cerca de um ano e meio na horta do Jardim São Cristóvão. Ela ficou surpresa ao colher um legume de seis quilos plantado por ela mesma.
Batata-doce gigante
Moradora conseguiu colher uma verdadeira gigante. Com cerca de 6 quilos, Vandete estava impressionada com o tamanho da batata-doce. “Fiquei assustada com o tamanho. Eu e meu marido plantamos há uns seis meses e estávamos colhendo. Quando começamos a retirar a terra ao redor e erguemos a batata, dei um grito: Meu Deus, não acreditei“, disse ela.
Para fazermos um comparativo simples, uma batata-doce geralmente pesa entre 100 e 300 gramas, dependendo do tamanho e da variedade. Algumas batatas-doces podem pesar mais de um quilo, enquanto outras podem ser menores do que um punho fechado. O peso médio de uma batata-doce é de cerca de 150 a 200 gramas.
Além da gigante de seis quilos, Vandete também colheu outras grandes batatas-doce, incluindo uma de quatro quilos. Ela ficou muito emocionada e disse: “Desde criança trabalho na roça e nunca colhi uma batata tão grande. São as maravilhas que Deus faz. Tudo isso é Deus.“
A colheita da batata-doce gigante é um testemunho da dedicação de Vandete e seu marido ao cultivo de batatas na horta comunitária. Eles são exemplos para outros moradores da região que desejam cultivar seus próprios vegetais.
Assista abaixo o momento da colheita deste vegetal gigante. Aperte o Play!
Sobre a batata-doce
A batata-doce é uma raiz tropical (Ipomoea batatas) que possui grande relevância mundial como cultura alimentar, principalmente em países em desenvolvimento. Ela é considerada imprescindível para a segurança alimentar, e em uma perspectiva histórica, já foi fonte de alimento importante para uma grande parte da população norte-americana durante a Crise de 1929, nos Estados Unidos. Isso se deve ao fato de que a batata-doce é uma hortaliça barata e nutritiva, o que a torna muito valorizada.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...